> TABOCAS NOTICIAS : CRUZ DAS ALMAS-BA: MP emite parecer favorável por novas eleições na Câmara de Vereadores

terça-feira, 11 de julho de 2017

CRUZ DAS ALMAS-BA: MP emite parecer favorável por novas eleições na Câmara de Vereadores

A decisão foi publicada na último dia 4 de julho.
Em decisão publicada no dia 04 de julho, o promotor de justiça, Adriano Marques, deu o parecer favorável ao mandado de segurança protocolado pelos vereadores de situação de Cruz das Almas. Na decisão, o MP-BA opinou para que seja declarada nula a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores realizada em 1º de janeiro de 2017, para o biênio 2017/2018 e, consequentemente, todos os atos dela emanados.

Com a decisão do Ministério Público, ganha força a possibilidade de novas eleições para a Mesa Diretora, dependendo apenas de uma decisão judicial para que outra votação possa acontecer na Casa Legislativa. 

O cargo de Primeiro Secretário chegou a ser oferecido aos membros da bancada de situação após renúncia da vereadora Maria Cedraz (PSC). A ação fez parte de uma estratégia para tentar barrar o processo que foi judicializado por falta de proporcionalidade inconstitucional nos cargos da Mesa Diretora, porém no documento emitido pelo MP-BA tem a seguinte declaração: “Não está inserto nas atribuições do Presidente da Câmara de Vereadores oferecer cargo da mesa diretora à representação minoritária, sem que para tanto haja a formalização das eleições no Poder Legislativo. Assim, não há efeito jurídico algum a concessão de cargo à minoria da Câmara de Vereadores, no intuito de sanar suposto vício na representação proporcional da mesa diretora” (PAG. 3,4).  FORTE NA NOTÍCIA| 9 ANOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário