> TABOCAS NOTICIAS : Por que você não deve cozinhar beterraba junto com feijão

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Por que você não deve cozinhar beterraba junto com feijão

Se você tem o hábito de aproveitar o cozimento do feijão para fazer a beterraba, a fim de economizar gás e tempo, ou por motivos de enriquecimento dos grãos por ferro e vitaminas, saiba que não é assim que as coisas acontecem, conforme reportado pela bióloga Karlla Patrícia para o Diário de Biologia.

Ao contrário do que muita gente pensa, a beterraba não é uma raiz, e sim o caule da planta. Além disso, ela não possuiu grandes quantidades de ferro tal qual as pessoas costumam afirmar.

Na verdade, ela é rica em antioxidantes, que ajudam a pele nos processos de envelhecimento, e também age como um desintoxicante natural, capaz de purificar o sangue e melhorar a aparência da pele. Assim, considerando que ela não possui quantidades significativas de ferro para serem adicionadas ao feijão, o que será que acontece durante esse cozimento conjunto?

De acordo com um estudo publicado no livro de resumos da Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência (SBPC), através de testes realizados, descobriu-se que houve uma redução de até 32% na quantidade de ferro presente no feijão preto, quando cozinhado em conjunto com a beterraba.

Segundo as autoras, Andryelle Tavares Pereira e Nástia Rosa Almeida Coelho, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, foram observados, entre os feijões cozidos com beterraba, uma redução no teor de ferro. Essa constatação, provavelmente, foi provocada em função da diluição da amostra de beterraba, colocada em cubos e na mesma quantidade do feijão.

Logo, há de se ressaltar, que ambos, não fazem qualquer mal à saúde, podendo ser consumido juntos. A única ressalva é que, o aumento do ferro do feijão a partir da presença da beterraba no momento do cozimento, nada mais é do que pura ilusão. Na verdade, a beterraba acaba “roubando” o ferro do feijão e, se você não comer ela junto com ele, estará perdendo uma quantidade significativa deste nutriente tão importante.  [ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário