> TABOCAS NOTICIAS : Clubes voltam a discutir mudanças na Copa do Nordeste em reunião secreta

terça-feira, 26 de julho de 2016

Clubes voltam a discutir mudanças na Copa do Nordeste em reunião secreta

Assim como no mês de maio, clubes nordestinos voltam a ter um encontro "secreto" nesta terça-feira (26), no Recife. O motivo, mais uma vez, é intenção de alguns clubes de fazerem mudanças na Copa do Nordeste já para 2017.

A proposta, inicialmente apresentada pelo Bahia visa a redução de 20 para 12 participantes no Nordestão e uma disputa de turno único em pontos corridos para definir semifinalistas. O critério para definição dos participantes seria o ranking de clubes da CBF.

A alteração, então, serviria para evitar que os grandes clubes da região ficassem de fora da competição, caso do Vitória neste ano. Um dos principais apoiadores da proposta é o Ceará, justamente o grande que não conquistou vaga em campo para a edição do próximo ano.

Na proposta há, ainda, a criação da Série B do Nordestão, que seria realizada com o suporte financeiro e receitas da Série A, e teria uma fórmula mata-mata. Diferente da Série A, a B teria seus participantes definidos pela classificação dos estaduais.

A mudança, se aprovada poderá representar o fim dos estaduais da região, que passariam a não ter mais os grandes clubes nas disputas. Porém, a proposta não deve agradar à CBF, que destina apenas oito datas do seu calendário para a Copa do Nordeste e 18 para os estaduais.

Segundo informações obtidas pelo Galáticos Online, o presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela estará presente na reunião, assim como o Vitória, com o vice-presidente Manoel Matos. O Rubro-negro ficou de fora do primeiro encontro. Desta vez, quem já confirmou que não participará da discussão sobre o assunto foi o CRB.

A fórmula atual da competição tem validade até 2022, com aval da entidade nacional e assinatura de todos os clubes que compõem a Liga do Nordeste. Do Portal Galáticos Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário