> TABOCAS NOTICIAS : Ufba está em 992º entre 1.000 melhores universidades do mundo

sábado, 25 de julho de 2015

Ufba está em 992º entre 1.000 melhores universidades do mundo

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) está em 992º entre as mil melhores do mundo. Se a colocação não anima muito, o caso piora quando o recorte é entre as universidades nacionais que estão na lista: neste quesito, a Ufba fica em penúltimo, na frente, apenas da Universidade Federal do Ceará (998º no ranking geral). 

A primeira colocada é a Universidade de São Paulo (USP) – que ocupa a posição 132º no ranking global. O ranking anual foi divulgado pelo Center for World University Rankings (CWUR) e a avaliação pondera a qualidade da educação e da formação dos estudantes, além do prestígio dos docentes e a qualidade das pesquisas. Os três primeiros lugares são ocupados por universidades norte-americanas: Harvard, Stanford e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

A maior parte das instituições citadas pelo levantamento se encontra nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Japão, França e outros países europeus. A qualidade de educação e do corpo docente foi medida através de prêmios internacionais recebidos por alunos e professores e o número de egressos com carreiras de destaque, baseado na quantidade de ex-alunos que são presidentes de grandes empresas. Com menor peso, também contam número de publicações e citações sobre pesquisas e número de patentes internacionais. A nota final para cada instituição vai de zero a cem. Do Portal CN/Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário