> TABOCAS NOTICIAS : Robô mata funcionário da Volkswagen na Alemanha

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Robô mata funcionário da Volkswagen na Alemanha

Um técnico de 21 anos morreu nesta quarta-feira (1) depois de ser atingido por um robô na fábrica da Volkswagem em Kassel, na Alemanha. 

O acidente aconteceu enquanto dois funcionários da montadora trabalhavam na instalação da máquina. As informações são do site do jornal Financial Times.

Segundo a Volks, o técnico entrou na gaiola de proteção em que o robô opera e foi prensado pela máquina contra uma placa de metal. O jovem foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O segundo funcionário, que estava fora da gaiola, saiu ileso do acidente.

Ainda de acordo com a montadora alemã, o robô não apresenta nenhum problema técnico, dando a entender que o acidente, que está sob investigação, aconteceu por causa de falha humana. 

O robô em si faz parte de uma geração antiga de máquinas usadas para automação industrial. A Volks fez questão de esclarecer isso, já que tem uma nova geração de robôs-assistentes. Eles trabalham lado a lado com seres humanos. Não há notícias de acidentes graves com máquinas de gerações mais recentes e mais inteligentes.

Os robôs mais novos costumam ter sistemas de segurança que evitam choques diretos com seres humanos. Mas a notícia não deixa de alimentar o debate sobre o futuro da automação nas empresas. Os robôs serão suficientemente inteligentes para não cometer erros capazes de causar ferimentos em humanos? Conseguirão se esquivar de eventuais erros dos funcionários de carne e osso?

Uma curiosidade: o nome da autora da reportagem do FT é Sarah O'Connor, o mesmo nome da personagem do filme O exterminador do futuro, que conta a história de um robô androide que viaja no tempo para matá-la. O perfil do Twitter dela foi invadido por gente fazendo piada com a coincidência. Ela, aparentemente, não gostou muito.  Fonte: Mirror

Nenhum comentário:

Postar um comentário