> TABOCAS NOTICIAS : Cientistas revelam super sentido humano para enxergar a terceira propriedade da luz, através de treinamento visual

domingo, 5 de julho de 2015

Cientistas revelam super sentido humano para enxergar a terceira propriedade da luz, através de treinamento visual

Muitas pessoas possuem uma 'superpotência' que mal conhecem.
A capacidade nos permite ver uma misteriosa terceira propriedade da luz, conhecida como "polarização", revelando a oscilação dos raios. Animais, como abelhas e formigas, usam os padrões de polarização no céu para orientá-las. Com treinamento, os seres humanos também podem ver os padrões.

“Imagine que uma corda de pular represente uma onda de luz que viaja através do espaço. Se você mover a corda de lado a lado, a onda que você faz é horizontalmente polarizada. Se você direcionar a corda para cima e para baixo você cria uma onda polarizada verticalmente. Geralmente, a luz é uma mistura de polarizações, mas às vezes - por exemplo, em partes do céu, na tela do computador e em reflexos da água ou vidro - uma grande porcentagem das ondas estão oscilando na mesma orientação e a luz é fortemente polarizada",explicou Shelby Temple, um associado de pesquisa na Universidade de Bristol, na Inglaterra. Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / DailyMail

Animais, como abelhas e formigas, usam esses padrões de polarização no céu para se orientarem durante seus caminhos. Mas poucos, mesmo na comunidade científica, estão cientes de que os seres humanos também podem perceber a polarização da luz a olho nu.

Fazemos isso usando 'escovas de Haidinger', um efeito visual sutil. No último estudo, os pesquisadores criaram filtros especiais para variar a porcentagem de luz polarizada de 0 a 100 por cento. O teste foi projetado para descobrir o nível de polarização mínima, em porcentagem, na qual as escovas de Haidinger poderiam ser detectadas. Entre 24 pessoas, o limiar de sensibilidade média de polarização foi de 56%. Algumas pessoas ainda podiam ver escovas de Haidinger quando a luz polarizada foi inferior a 25%.

“Escovas de Haidinger geralmente desaparecem em segundos, pois o cérebro processa rapidamente”, disse Juliette McGregor, outra autora, que, desde então, mudou-se para a Universidade de Leicester. "Poucas pessoas notam isso no dia a dia”.

Usando telas de LCD capazes de atualizar o efeito constantemente, os pesquisadores também conseguiram fazer as primeiras medições da dinâmica das escovas de Haidinger. Isto confirmou a previsão de que algumas pessoas veem um efeito de pulsação transversal quando o ângulo de polarização é girado. "Este resultado mostra que sua córnea pode afetar dramaticamente a forma de percepção da luz polarizada", disse o McGregor.

Como as propriedades óticas da córnea variam entre os indivíduos, isso pode explicar, em parte, porque as pessoas frequentemente relatam sua experiência de escovas de Haidinger em diferentes formas.

"Você pode ver escovas de Haidinger se você olhar para uma parte branca de uma tela de LCD, em um computador, tablet ou telefone. Incline a cabeça de lado e escovas amarelas fracas devem tornar-se visíveis. Com a prática, você pode vê-las na parte azul do céu em 90 graus a partir do sol”, explicou Temple.

A capacidade de ver escovas de Haidinger está associada com uma área pigmentada que cobre e protege a parte central da retina. O risco de adquirir Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) foi previamente correlacionado com baixa densidade de pigmento nesta área.

Os investigadores estão agora adaptando sua abordagem com o objetivo de desenvolver um dispositivo de rastreamento para detectar indivíduos com alto risco de DMRI, atualmente a principal causa de cegueira no mundo moderno.  Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / DailyMail

Nenhum comentário:

Postar um comentário