> TABOCAS NOTICIAS : Alunos estão saindo da escola sem saber direito português e matemática

domingo, 5 de julho de 2015

Alunos estão saindo da escola sem saber direito português e matemática

Balanço do movimento Todos pela Educação mostra também que 1,6 milhão de brasileiros entre 15 e 17 anos estavam fora da escola 2013

Fonte: Hora 1 - TV Globo - A educação pública no Brasil é uma área que ainda precisa de muito investimento. Um relatório divulgado na quinta-feira (2) mostra que os alunos do Ensino Médio estão saindo da escola sem saber direito matemática e português.

Faltava um ano para o Ulisses Cordeiro concluir o Ensino Médio, mas aos 18 anos, ele deixou os estudos para trabalhar e ajudar a mãe. “Eu nunca imaginei que ia ter que abandonar os estudos. Foi difícil abandonar”, diz.
Quase a metade dos jovens no Brasil não consegue terminar o Ensino Médio até os 19 anos. Quem termina, não aprende o que deveria.

“O mesmo se aplica ao Ensino Fundamental. Precisam melhorar os indicadores de desempenho escolar nessa etapa para o jovem conseguir chegar no Ensino Médio na idade certa e acompanhar o que se propõe”, explica Alejandra Velasco, coordenadora do movimento Todos pela Educação.

Em matemática, o desempenho tem sido péssimo. Menos de 10% dos alunos saem do Ensino Médio com o conhecimento adequado e menos de 30% terminam dominando as regras da língua portuguesa.

O último balanço do movimento Todos pela Educação mostra também que 1,6 milhão de brasileiros entre 15 e 17 anos estavam fora da escola 2013, mas quem não teve oportunidade de concluir os estudos na idade certa, pode tentar corrigir a situação fazendo um curso supletivo.

Hoje, 3,6 milhões de pessoas estão matriculadas em programas de educação para jovens e adultos. Leia a reportagem no site original aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário