> TABOCAS NOTICIAS : Homem que acordou do estado vegetativo ouvia tudo

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Homem que acordou do estado vegetativo ouvia tudo

Fotos: reprodução/ livro Ghost Boy
Essa história vai fazer com que muita gente repense a forma como trata e o que fala ao lado de pessoas que estão em coma, ou em "estado vegetativo".
Depois de passar 12 anos em "estado vegetativo", Martin Pistorius acordou! E para surpresa de todos, ele disse que durante grande parte deste tempo podia ver e ouvir tudo o que falavam ao seu redor.
“Sim, eu estava lá, não desde o início, mas por volta de dois anos depois em que entrei no estado vegetativo, comecei a acordar”, disse Martin.

“Eu tinha consciência de tudo, assim como qualquer pessoa normal. Todos estavam tão acostumados à minha ausência, que não perceberam quando comecei a estar novamente presente. Fui atingido pela dura realidade de que eu passaria o resto da minha vida daquele jeito: completamente sozinho.”

“Na verdade, não pensava sobre nada”, lembrou Martin. “Você simplesmente existe. É um lugar muito escuro para estar porque, em certo sentido, você se permite desaparecer. Minha mente estava presa num corpo inútil, meus braços e pernas não estavam sob o meu controle e minha voz estava muda. Eu não podia fazer um sinal ou emitir sons para alertar as pessoas que deu estava consciente outra vez. Eu era invisível – o garoto fantasma.”

Com seu cérebro ativo, mas com o corpo sem reação, Martin pensou inicialmente que estava preso e que assim permaneceria.

Palavras fortes
Ele se lembra de que em determinado momento sua mãe perdeu a esperança, e enquanto olhava para ele, pensando que ele não podia escutá-la, disse: “espero que você morra”. Mas ele a escutou.

“O resto do mundo pareceu tão distante quando ela disse aquelas palavras”, ele recordou, mas então percebeu que “com o passar do tempo, aprendi gradualmente a compreender o desespero da minha mãe. Todas as vezes que ela olhava para mim, podia ver apenas uma paródia cruel da criança que tanto amara e que fora saudável.”

Livro
Em sua autobiografia, “Ghost Boy: My Escape From a Life Locked Inside My Own Body” [Garoto Fantasma: Minha Fuga de uma Vida Presa Dentro do Meu Próprio Corpo], Martin revelou que, embora no início ele tivesse permanecido inconsciente tal como os médicos pensavam, depois de mais ou menos dois anos ele começou a acordar, tornando-se eventualmente consciente de tudo o que estava ao redor dele. 
O livro foi publicado em 2013.

História
Na década de 1980, Martin era um típico jovem ativo sul-africano. 
Porém, quando fez 12 anos, foi acometido por uma doença que deixou os médicos desconcertados, e que resultou na perda da capacidade de movimentar os membros, de fazer contato visual e, finalmente, de falar.

Seus pais, Rodney e Joan Pistorius, foram informados de que ele era um “vegetal” e que o melhor que eles poderiam fazer seria levá-lo para casa e mantê-lo confortável até que ele morresse.

Mas o jovem continuou a viver, apesar do diagnóstico.

A melhora
12 anos depois do "apagão", o corpo de Martin começou a responder à sua mente e inexplicavelmente começou a se recuperar. 

Ele aprendeu a se comunicar usando um computador e começou a expandir seu mundo além dos limites que o haviam obstruído. Em 2008, ele encontrou o amor de sua vida, Joanna, (foto acima) e emigrou para o Reino Unido. 

Em 2010, ele começou seu próprio negócio.Hoje ele tem 39 anos, está casado com Joanna e vive uma vida plenamente funcional e normal em Harlow, Inglaterra. Com informações do NotiFam

Nenhum comentário:

Postar um comentário