> TABOCAS NOTICIAS : Selfie durante Enem levará à reprovação, alerta MEC

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Selfie durante Enem levará à reprovação, alerta MEC

AE - Um dia antes da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Henrique Paim, alertou nesta sexta-feira, 07, que estudantes que eventualmente burlarem as regras previstas no edital e tirarem "selfies" durante a aplicação da prova serão automaticamente excluídos da avaliação.

Conforme previsto no edital do Enem, os telefones celulares dos alunos e outros equipamentos eletrônicos deverão ser guardados em uma embalagem porta-objetos entregue pelo aplicador na porta da sala de prova. Os aparelhos serão recolhidos e deverão ser mantidos desligados.

"O celular terá de ser guardado, ninguém terá acesso ao celular. Ele (o estudante que fizer 'selfie') será excluído. Ele não pode usar o celular dentro da sala de aplicação, isso é muito claro", disse Paim.

"Vamos ter rigor. O mesmo processo que fizemos de controle no ano passado vamos fazer nesse ano, com mais rigor ainda", ressaltou o ministro. "O fiscal tem o poder e a prerrogativa de a qualquer momento abordar as pessoas, caso verifique algum tipo de problema."

De acordo com o ministro, na edição de 2013 do Enem houve 47 eliminações de alunos por conta do uso de aparelho celular. O custo médio do Enem por aluno será de R$ 52 nesta edição, informou o ministro.

Para diminuir a abstenção no exame, o ministro ressaltou que os alunos que faltaram às edições anteriores e se inscreveram novamente neste ano foram alertados da necessidade da presença desta vez, por e-mail e SMS.

Inscritos
O número de inscritos nesta edição do Enem é de 8.721.946 pessoas, das quais 93.843 solicitaram atendimentos específicos, como gestantes (9.258), lactantes (13.870), idosos (1.306) e sabatistas (69.392).

O Enem vai mobilizar um contingente de 916.617 pessoas, que atuarão nos 1.752 municípios onde a prova será aplicada. Ao todo são 17.367 locais de aplicação e 242.948 salas de aplicação.

As provas serão aplicadas neste sábado, 8, e no domingo, 9, às 13h (horário oficial de Brasília). Os portões serão abertos às 12h, também conforme o horário de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário