> TABOCAS NOTICIAS : Colégios brasileiros ajudam alunos que querem entrar em universidades dos EUA

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Colégios brasileiros ajudam alunos que querem entrar em universidades dos EUA

Quem nunca assistiu a um filme, seriado ou vídeo com personagens que fazem de tudo para conseguir uma vaga numa universidade de ponta como Harvard, Yale ou Princeton? Ou mesmo histórias de jovens que vivem grandes aventuras nas fraternidades norte-americanas. Há algum tempo, essas experiências deixaram as telas para se tornarem realidade na vida de muitos estudantes do País, que buscam instituições tradicionais dos EUA para fazer um curso de graduação.

Percebendo o interesse crescente pelas faculdades americanas, colégios particulares estão investindo em programas extracurriculares voltados para a preparação dos seus alunos. Muitos deles concentram esforços para ajudar os interessados na Ivy League (em português, Liga de Hera), um grupo formado pelas universidades mundialmente consagradas de Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth College, Harvard, Pensilvânia, Princeton e Yale.

Marta Bidoli Fernandes, supervisora da Alumnii - Education USA, organização mantida pelo governo dos Estados Unidos para promover o sistema de educação daquele país, enumera algumas escolas que criaram esse tipo de programa.

O Bandeirantes, Etapa, Porto Seguro e Mobile então entre as escolas brasileiras que se destacam no preparo de alunos interessados em fazer faculdade nos EUA. Eles mantêm programas próprios de preparo e já tiveram alunos admitidos nas universidades norte-americanas de ponta. O Chapel, Graded e o Internacional de Alphaville também oferecem auxílio.

Para que universidades vão os bilionários?

Preparação
O Colégio Porto Seguro criou o programa “Porto no mundo: orientação para universidades estrangeiras”, que tem promovido uma série de palestras, bate-papo com ex-alunos e feiras para ajudar seus alunos a entenderem os desafios de fazer faculdade no exterior.

A instituição mantém um orientador em cada unidade (Morumbi, Panamby e Valinhos) para auxiliar os alunos durante os processos seletivos.

Sabrina Steyer, orientadora educacional do Porto Seguro, explica que esse trabalho é gratuito para os estudantes do colégio e que eles também facilitam a preparação de toda a documentação.

Em 2014, montamos uma estrutura com profissionais que fazem o acompanhamento individualizado do aluno durante o processo de aplicação (application, em inglês). Ajudamos no envio da documentação e damos suporte para aqueles que precisam tomar uma decisão porque foram aprovados em mais de uma instituição de ensino.

O processo de aplicação é a forma de seleção adotada pelas universidades dos EUA. Diferente do vestibular brasileiro, onde geralmente o aluno faz uma prova para ser admitido, ele é composto por uma prova, pela análise das notas escolares do candidato, das suas atividades extracurriculares, de possíveis prêmios, por um texto de apresentação e cartas de recomendação dos professores.

Marta, da Alumnii, comenta que na Ivy League, além de ter inglês avançado, bons resultados em provas, excelentes notas na escola, uma história de vida interessante e uma paixão, os candidatos aprovados geralmente estão envolvidos em atividades extracurriculares que demonstram interesses acadêmicos, liderança e espírito empreendedor.

O Colégio Internacional de Alphaville desenvolve um programa parecido com o do Porto Seguro. Glaucia Franco, coordenadora pedagógica da instituição, conta que o Alphaville realiza outras atividades como a promoção de viagens internacionais com seus alunos e uma parceria com a consultoria Daqui para Fora.

Nosso foco não é ajudar apenas os interessados nas universidades da Ivy League, mas todos aqueles que pretendem entrar numa faculdade do exterior. Durante o tour que fizemos com alunos em 2013 para apresentar as universidades americanas passamos por Columbia e Yale, que fazem parte desse grupo e nos impressionaram muito. Temos dez alunos se preparando para estudar fora, um deles está muito interessado em Columbia. Fonte: Com informações do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário