> TABOCAS NOTICIAS : Deputados trocam agressões no Parlamento ucraniano

terça-feira, 8 de abril de 2014

Deputados trocam agressões no Parlamento ucraniano

Da EFE
Vários deputados ucranianos do partido nacionalista Svoboda (Liberdade) trocaram tapas nesta terça-feira (8) com legisladores comunistas no plenário da Rada Suprema (Parlamento), o que fez com que fosse decretado recesso na sessão plenária.
Membros do Parlamento ucraniano brigam durante debates voltados ao endurecimento da lei em caso de separatismo (Foto: Yuriy Kirnichny/AFP)

A briga começou quando dois deputados nacionalistas partiram para cima do líder do Partido Comunista da Ucrânia, Pyotr Simonenko, quando este falava na tribuna e defendia a federalização do país e a concessão do status de língua oficial ao idioma russo. Com a federalização, proposta por Moscou como uma alternativa para a crise política no país vizinho, as maiores regiões ucranianas teriam autonomia, tornando-se repúblicas. O modelo é o mesmo existente na Rússia.

O caos foi generalizado, e os comunistas foram os que mais apanharam, pois são mais velhos. Eles, então, abandonaram a sala em protesto pela agressão contra seu líder.Os nacionalistas expulsaram Simonenko da tribuna aos empurrões, e os deputados comunistas saíram em defesa do colega.
Após um breve recesso, o Parlamento retomou a sessão para analisar um projeto de lei que endurece a responsabilidade penal por separatismo e outros crimes contra o Estado. http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário