> TABOCAS NOTICIAS : BA: 2º vice-presidente da AL questiona medidas do Governo Wagner no combate a efeitos da seca

quarta-feira, 17 de abril de 2013

BA: 2º vice-presidente da AL questiona medidas do Governo Wagner no combate a efeitos da seca

Apesar dos investimentos já anunciados pelo governador Jaques Wagner (PT) no combate aos efeitos da pior seca dos últimos 50 anos, tem gente achando que ainda pouco. É o caso d 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Sandro Régis (PR).
seca-nordeste-12_597x336/Agência Web
O parlamentar questiona a ausência de medidas preventivas do governo estadual para combater a seca que assola 70% do território baiano. Régis critica a falta de ações concretas por parte do Executivo e apresentou os prejuízos causados pela estiagem.
De acordo com o levantamento feito pelo deputado, ao todo já morreram 300 mil bovinos em toda a Bahia, número que representa apenas os animais cadastrados na Secretaria estadual de Agricultura (Seagri). Régis informa que o quadro é o mesmo no cultivo do café, o qual apresentou perda estimada em 80%, com uma baixa produção de 300 mil sacas frente a 1,5 milhão de 2011.

“Os prejuízos na produção de laticínios já chegam a 70%, e a redução tem incentivado o êxodo rural. O leite e o sisal, que juntos empregam mais de 500 mil trabalhadores, têm hoje apenas 40% de sua mão-de-obra em atividade“, acrescentou. Régis ainda criticou a falta de atenção do governo com a recuperação e ampliação de barragens, e citou o protesto realizado por moradores do município de Queimadas na manhã de terça-feira (16), onde um grupo de manifestantes fechou a BA-120 para cobrar do Estado a limpeza da Barragem da Leste, além de agilidade na liberação dos recursos de convivência com a seca, e o aumento da distribuição de água para consumo humano e animal na localidade. (Fonte: Agência Web Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário