> TABOCAS NOTICIAS : Google vai pagar 60 milhões de euros a jornais franceses para reproduzir conteúdos

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Google vai pagar 60 milhões de euros a jornais franceses para reproduzir conteúdos


O presidente da França, Françoise Hollande, e o CEO do Google Eric Schmidt firmaram nesta sexta-feira um acordo sem precedentes, segundo diário espanhol El Mundo. De acordo com a publicação, a gigante da internet vai depositar 60 milhões de euros em um fundo dedicado à “transição digital e inovação” da imprensa francesa. O pagamento vai compensar os veículos do país pelo uso de seus conteúdos no Google News.
A ideia de cobrar a compensação surgiu no ano passado, quando a imprensa francesa e de outros países da Europa decidiram que o Google deveria pagar para exibir seus conteúdos em resultados de buscas e, principalmente, no Google News, canal de notícias da gigante composto por conteúdos de sites indexados. A proposta gerou polêmica e a empresa de tecnologia chegou a ameaçar excluir os sites em questão de seus resultados.
O acordo aprovado abre um precedente que pode se expandir no mundo num momento em que governos e empresas tentam consolidar um modelo de negócios e econômico digital.
Na França, o governo pretende implementar uma política ainda mais incisiva, para garantir que uma parte maior do faturamento das gigantes da web – como Google, Facebook e Amazon – fique no país. Hoje, a maior parte dos impostos pagos por essas empresas é recolhida nos EUA. De http://www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário