> TABOCAS NOTICIAS : SP: Incêndio em favela deixa 280 desabrigados na zona oeste

sábado, 18 de agosto de 2012

SP: Incêndio em favela deixa 280 desabrigados na zona oeste

Agência Brasil
Um incêndio na Favela Areão, zona oeste paulistana, deixou desabrigadas cerca de 280 pessoas, segundo estimativa do Corpo de Bombeiros. De acordo com o coordenador do 4º Agrupamento da corporação, major Sílvio Antão Fernandes, o fogo começou às 15h30 e atingiu 92 barracos, aproximadamente um terço da comunidade. Foram usadas dez viaturas, com 35 bombeiros, para combater o incêndio, que foi controlado às 16h50.

Segundo o coronel da Defesa Civil, Jair Paca, os desalojados estão sendo cadastrados e deverão ser encaminhados a alojamentos da prefeitura. Os desabrigados ocuparam a via próxima à favela com a mobília e objetos pessoais que conseguiram salvar do fogo. A pista está fechada por geladeiras, botijões de gás e bicicletas retiradas dos barracos.

De acordo com Paca, relatos de moradores indicam que o fogo pode ter começado na residência de um morador que tinha o costume de esquentar comida queimando madeira e papelão.

O morador Antônio Luiz Santos, 58 anos, disse à Agência Brasil que percebeu o incêndio quando sentiu um forte cheiro de queimado e os gritos da vizinhança. Logo em seguida deixou a sua casa sem pegar nada. “Na hora não pensei em nada, só acordei a minha filha e fomos para a rua. Por sorte o fogo não destruiu a nossa casa”, disse.

Aparecido Aurélio Silva, que vive há doze anos na favela, teve a casa destruída pelo fogo. Ciço, como é conhecido, declarou que nem chegou a sentir o cheiro de queimado antes de o fogo atingir sua moradia. “Não teve cheiro. Quando vi, a porta já estava pegando fogo. Os bombeiros demoraram para chegar, e quando chegaram não deixaram a gente ajudar a apagar”, disse.

Ele ressaltou que, apesar de sua casa ter sido totalmente queimada, vai continuar morando no local. "Não vou sair. Hoje vou durmir onde era minha casa, e amanhã começo a construir de novo", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário