> TABOCAS NOTICIAS : CRUZ DAS ALMAS-BA: Multiplicação rápida de mandioca é tema de curso da Embrapa

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CRUZ DAS ALMAS-BA: Multiplicação rápida de mandioca é tema de curso da Embrapa

Nos dias 29 e 30 de agosto, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza um curso sobre multiplicação rápida de mandioca para técnicos da extensão rural estadual e analistas de transferência de tecnologia. As inscrições já estão abertas.
Coordenado pelo Setor de Transferência de Tecnologia e Negócios Tecnológicos (STT), o treinamento tem como finalidade ampliar os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes sobre a multiplicação de material propagativo de mandioca.
Apesar de sua rusticidade, a mandioca possui certas características que dificultam a sua propagação em larga escala num curto intervalo de tempo. A forma tradicional e mais conhecida pelo agricultor é a propagação por meio de pedaços do caule, chamados de manivas, que tem algumas desvantagens, como a disseminação de pragas e doenças para as áreas do novo plantio. Outro problema é o pequeno número de manivas que se consegue tirar de cada planta.  “Os agricultores sempre relatam dificuldade para encontrar material de qualidade para o plantio. Com o uso da técnica de multiplicação rápida, eles podem obter, com a mesma maniva, 170 manivas de 20 cm, o que representa um aumento de 17 vezes em relação ao método convencional de propagação da mandioca”, explica Carlos Estevão Leite Cardoso, supervisor do STT. Mais informações acesse Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário