> TABOCAS NOTICIAS : 13 DE AGOSTO

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

13 DE AGOSTO

13 de Agosto – Dia do Economista


O dia 13 de agosto foi consagrado como o “Dia do Economista” em razão da data da promulgação da Lei número 1.411, em 13 de agosto de 1951, que regulamentou a profissão de economista no Brasil e estabeleceu as normas de sua organização. Esta lei definiu que a designação profissional de economista é privativa dos bacharéis em Ciências Econômicas, diplomados no Brasil. Reconheceu, ainda, os profissionais de notório saber que atuavam como economistas na época, mas não normatizou sobre a pós – graduação strictu sensu (mestrado e doutorado).

Tendo em vista sua formação generalista, o mercado de trabalho para o economista apresenta oportunidades tanto no setor público quanto no privado. O profissional que atua no setor público trabalha preferencialmente com questões macroeconômicas tais como índices de inflação, política industrial, déficit público, com uma atuação especialmente destacada nas áreas orçamentárias, de planejamento e projetos de infraestrutura econômica e social, econômico-financeira, de análise de conjuntura e de assessoria econômica nos mais variados campos de atividade.
Já no setor privado, o papel do economista concentra- se em aspectos microeconômicos como custos de produção da empresa, formação de preços e operações financeiras. Neste setor, são inúmeras as oportunidades e especialidades no mercado financeiro, institutos de pesquisa, empresas de assessoria e consultoria, assim como na indústria, agroindústria, comércio, universidade e entidades classistas.
Na área internacional o campo de atuação do economista abrange grandes horizontes, como o Mercosul, política econômica internacional, mediação e arbitragem e, com a globalização, os efeitos das operações de ações nas bolsas de valores etc. Todos os campos são bons e promissores, dependendo do perfil de cada profissional, porém, em qualquer área o economista necessita de embasamento teórico, aliado à prática e, principalmente, da consciência crítica sobre a realidade sócio-econômica do país. Fonte: Portal São Francisco

13 de Agosto – Dia Internacional do Canhoto – International Lefthanders’ Day


Uma instituição de canhotos de Topeka (Kansas, EUA), a Lefthanders International, instituiu este dia no ano de 1976 para lembrar as dificuldades diárias enfrentadas pelos canhotos. A escolha do dia é explicada de duas maneiras: primeira, o dia 13 calhava numa sexta-feira, sublinhando divertidamente a superstição que rodeou os esquerdinos durante anos; segunda, um dos fundadores da Lefthanders International faria anos nesse dia.

Canhoto, esquerdino ou sinistromano é o indivíduo que se utiliza mais dos membros esquerdos para os seus afazeres.
Aproximadamente 8~10% da população adulta é canhota. Estudos indicam que o canhotismo é mais comum em homens do que em mulheres. O canhotismo, em comparação à população geral, aparentemente ocorre em maior frequência em gêmeos idênticos, e em vários grupos de indivíduos com desordens neurológicas (epilepsia, autismo, etc.). O gêmeo de uma pessoa canhota tem 76% de chance de ser canhoto.
Canhotos Ilustres: Mark Knopfler, Leonardo Da Vinci, Angelina Jolie, Marilyn Monroe, Fred Astaire, Matthew Broderick, Nicole Kidman, Will Ferrell, Bem Stiller, Jim Carrey, Tom Cruise, Scarlett Johanson, Robert De Niro, Morgan Freeman, River Phoenix, Christopher Lloyd, Brad Pitt, Dennis Quaid, Keanu Reeves, Hilary Swank, Bruce Willis, Demi Moore, Franz Kafka, Jerry Seinfeld, Spike Lee, Peter North, Bach, David Bowie, Kurt Cobain, Jimi Hendrix, Julianne Moore, Phil Collins, Ringo Starr, Paul McCartney, George Michael, Mozart, Beethoven, Goethe, Ginger Rogers, Julia Roberts, Diane Keaton, Greta Garbo, Drew Barrymore, Napoleão Bonaparte, Nietzsche, Albert Einstein, Alexandre o Grande, Bill Clinton, Benjamin Franklin, Adolf Hitler, Roberto Rivelino, Gandhi, Thomas Jefferson, Ramsés II, Ayrton Senna, Machado de Assis, Michelangelo, Pablo Picasso, Bill Gates, Diego Maradona, entre outros.
August 13 is designated International Lefthanders Day by Lefthanders International. It was first observed 13 August 1976. As its name suggests, it is meant to promote awareness of the inconveniences facing left-handers in a predominantly right-handed world. It celebrates their uniqueness and difference, who are from seven to ten percent of the world’s population.
Fonte: Wikipédia / Fórum G-Sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário