> TABOCAS NOTICIAS : Procuradores impedem que Ibama indenize homem acusado de manter aves silvestres em cativeiro

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Procuradores impedem que Ibama indenize homem acusado de manter aves silvestres em cativeiro

A AGU (Advocacia-Geral da União) impediu, na Justiça Federal, a condenação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ao pagamento de indenização por danos materiais e morais em decorrência da apreensão de pássaros da fauna silvestres e da multa aplicada pela autarquia.
Os fiscais do Ibama apreenderam três araras-canindé e um pássaro azulão que eram mantidos em cativeiro por mais de 20 anos sem autorização do órgão. O infrator foi conduzido a uma delegacia policial para instauração de inquérito criminal e acionou a Justiça alegando humilhação e a morte de dois dos pássaros em poder do Ibama.
A PFR1 (Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região) e a PFE/Ibama (Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto) sustentaram que a morte dos animais jamais poderia originar o pagamento de dano material e moral, uma vez que o autor da ação não provou a legalidade da manutenção das aves e a fiscalização se deu para coibir a prátiva ilegal de criação de animais silvestres, que traz consequências danosas ao meio ambiente.
Os procuradores afirmaram que quem deu causa à morte das aves foi o próprio infrator que as manteve em cativeiro por longo período de tempo, o que não teria ocorrido se as mesmas estivessem no seu habitat natural. Destacaram que os agentes de fiscalização agiram no exercício do dever legal e que a apreensão foi motivada pela ausência de autorização. 
Ref.: Ação Ordinária nº 2008.34.00.037266-2 - 14ª Vara da Seção Judiciária do DF. De http://ultimainstancia.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário