> TABOCAS NOTICIAS : Chávez garante que será reeleito e ameaça bancos

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Chávez garante que será reeleito e ameaça bancos

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta quinta-feira que seguirá governando após as eleições de outubro, apesar do retorno do câncer, e voltou a ameaçar os bancos de estatização durante uma reunião do gabinete. Imagem: Juan Barreto/AFPO presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta quinta-feira que seguirá governando após as eleições de outubro, apesar do retorno do câncer, e voltou a ameaçar os bancos de estatização durante uma reunião do gabinete.
Na véspera de viajar a Cuba para retirar um tumor, Chávez garantiu que mesmo com a doença a oposição não conseguirá vencê-lo nas presidenciais de 7 de outubro, quando será reeleito para um terceiro mandato sobre o candidato opositor Henrique Capriles.
"Não voltarão (a governar), com ou sem câncer. Com doença ou não, não voltarão ao poder. Podem ter a certeza de que venceremos por nocaute no dia 7 de outubro", disse o presidente, que será operado no início da próxima semana em Havana.
Chávez voltou a ameaçar os bancos venezuelanos de estatização: "se vocês (ministros) observarem algum banqueiro, algum banco, nos olhando como se fôssemos babacas, me falem porque estatizo na hora, não penso duas vezes".
Segundo o presidente, os bancos privados estão "obrigados" a conceder créditos ao setor agrícola, especialmente aos pequenos produtores.
Chávez aprovou hoje a criação de "uma carteira agrícola obrigatória" de créditos dos bancos privados e estatais para financiar o setor, como parte do plano do governo para impulsionar a produção de alimentos e reduzir as importações.
Os bancos "têm a obrigação de cumprir com a carteira agrícola", disse o presidente em rede nacional de rádio e televisão.
Segundo o vice-presidente venezuelano, Elías Jaua, também ministro da Agricultura, o governo planeja obter em maio até 10 bilhões de bolívares (cerca de 2,3 bilhões dólares) para produzir seis milhões de toneladas de alimentos. Da AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário