O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), o professor Roberto José da Silva, que até nesta segunda-feira (30 de novembro), esteve também a frente da Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRAN) de Itabuna, fez um balanço de todas as suas realizações enquanto mandatário daquela pasta, no período de fevereiro a dezembro de 2015.
Roberto José classificou sua gestão como altiva e voltada para o desenvolvimento das políticas de mobilidade urbana de Itabuna, indicando-se que, do ponto de vista do planejamento, 90% das ações planejadas foram concretizadas. Do ponto de vista das intervenções, Roberto José apontou as mudanças nas principais avenidas da cidade: Juracy Magalhães e Amélia Amado, no Centro; Avenida Princesa Isabel, no São Caetano; e José Soares Pinheiro, do Centro Comercial até o Viaduto Governador Paulo Souto. Nessas avenidas, a SETTRAN fechou cruzamentos perigosos, readequou semáforos, recuperou a sinalização horizontal e vertical, faixas de segurança e lombadas. Os resultados das intervenções, segundo aponta o próprio Roberto, foi o melhor possível, com a redução em até 70% na quantidade de acidentes que aconteciam nessas vias, comparando-se os dados em Itabuna do início do ano (mês de janeiro) e os do final do ano (novembro).
Nos principais bairros, como Sarinha, Santo Antônio, Califórnia, Fátima, São Lourenço, São Caetano, Novo São Caetano, Nova Itabuna, Santa Clara, Vila Anália, o secretário também promoveu instalação de equipamentos de segurança, como faixas, placas de sinalização, fez mudança de tráfegos em ruas, instalou abrigos de passageiros nos pontos de ônibus, reorganizou alguns itinerários do transporte coletivo e assegurou condições de melhor trafegabilidade.
Além de ter reduzido a quantidade de acidentes, Roberto aponta a reorganização do fluxo do trânsito como um ponto forte de sua gestão, destacando a abertura do primeiro corredor exclusivo para veículos de grande porte (ônibus e caminhões), na Avenida Amélia Amado. Na Avenida Princesa Isabel, o secretário concluiu a primeira etapa da intervenção prevista para a Rótula Tancredo Neves, tendo feito, naquela região, o bloqueio de um dos acessos para a rótula e desviando o tráfego para a Travessa Getúlio Vargas, no bairro Banco Raso. Em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves, foram colocadas duas faixas de segurança elevadas, antiga reivindicação da população do bairro São Caetano.
Entre uma articulação e outra, Roberto teve o seu poder de líder testado ao máximo, ao enfrentar algumas crises. Comprovou, com os resultados, que crise se resolve com diálogo. Foi dessa maneira que conseguiu minimizar movimentos grevistas do Sindicato dos Rodoviários; com o Sindicato dos Servidores, Roberto José precisou fazer esclarecimentos sobre a importância de se cortar as gratificações por pontuação dos agentes municipais de trânsito; com firmeza, conduziu o caso do veículo da Escola Municipal de Trânsito (EMTRAN) que foi incendiado num ato de vandalismo.