Comunista Jeannette Jara disputará com José Antonio Kast, da extrema-direita; pesquisas indicam possível vitória da direita no 2º turno
Bandeira do Chile | Reprodução Reuters
SBT News, com informações da Reuters

Os chilenos foram às urnas neste domingo (16) para escolher um novo presidente. Com mais de 70% dos votos apurados, a esquerdita Jeannette Jara do Partido Comunista, liderava com 31,3% dos votos, enquanto o fundador do Partido Republicano (de extrema-direita), José Antonio Kast, apresentava o segundo lugar com 23,3%. Os resultados definem um segundo turno em 14 de dezembro entre os dois políticos.
O atual presidente, Gabriel Boric (Partido Comunista), que apoiou a candidatura de Jeannette Jara, confirmou a disputa em segundo turno e congratulou os candidatos escolhidos pela maioria da população neste domingo.
"Parabenizo Jannette Jara e José Antonio Kast por avançarem para o segundo turno. No próximo domingo, 14 de dezembro, o Chile realizará sua eleição presidencial, elegendo o próximo líder, que governará pelos próximos quatro anos. Esta decisão fundamental repousa na consciência e no voto livre e informado de cada um de vocês. Confio que o diálogo, o respeito e o amor pelo Chile prevalecerão sobre quaisquer diferenças", afirmou Boric.
O primeiro turno das eleições foi bastante pleito disputado, com os candidatos da direita e centro-direita Franco Parisi, Evelyn Matthei, Harold Mayne-Nicholls, Marco Enríquez-Ominami e Eduardo Artés na disputa, e nenhum deles atingindo mais de 50% dos votos para definir a eleição em um único turno.
Apesar da vantagem da esquerda, pesquisas de intenções de voto apontam para uma possível vitória da direita no segundo turno. O tema da segurança pública tem dominado os debates eleitorais, impulsionado pelo aumento da criminalidade no país. Mais no sbtnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário