Rinaldo de Oliveira - SNB
Pedro um jovem brasileiro que ficou paraplégico após uma cirurgia no coração, acordou do coma e voltou a andar, para surpresa de todos
- Fotos: arquivo pessoal

Na operação, Pedro teve paraplegia de Adamkiewicz, que é causada pela interrupção do fluxo sanguíneo na medula espinhal. E corpo do jovem saudável, que usava a bicicleta como meio de transporte, simplesmente não respondia mais da cintura para baixo. Após 50 dias na UTI, uma espécie de “milagre: aconteceu:
“Como em todos os dias, o médico pediu para eu tentar mexer a perna. Fiz força e, de repente, ela tremeu”, relembra Pedro. “Meu pai começou a chorar, o doutor também. Foi o primeiro sinal de que algo estava voltando”, contou o jovem ao g1.
14 dias em coma
Quando acordou do coma, duas semanas após a cirurgia, Pedro não lembrava de nada. A família não conseguiu contar que ele estava paraplégico. Ele só percebeu que algo estava errado quando não conseguiu reagir ao comando do médico: “Pedrão, mexa as pernas”. Elas não mexiam.
Foi quando ele soube que havia sobrevivido a uma das emergências cardiovasculares mais graves da medicina: uma dissecção de aorta, ruptura parcial da principal artéria do corpo, e que a cirurgia que o salvou havia deixado uma sequela devastadora: uma lesão medular isquêmica, conhecida como paraplegia de Adamkiewicz, que é raríssima e quase sempre irreversível. Mais no sonoticiaboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário