Monique de Carvalho - SNB
Seu Carmelindo, um idoso de 89 anos, realiza o sonho e se forma em História. Ele cresceu na roça, no RS, enfrentou comentários desmotivadores, mas persistiu.
- Foto: reprodução Rádio Itapuí

Morador da Costa da Miraguaia (RS), ele contou que superou comentários desmotivadores e seguiu firme nos estudos. “Quando eu dizia que ia fazer faculdade, alguns me apoiavam, outros perguntavam o que eu queria com isso”, contou.
Com o apoio da família, Carmelindo resistiu, lembrou das pessoas que o incentivaram e comemorou: “Vou fazer 90 anos agora em março e fico muito grato pelas pessoas que me apoiaram para chegar até aqui”, afirmou.
Da lavoura à sala de aula
Natural da Costa da Miraguaia, Carmelindo contou que a infância dele foi marcada por obstáculos no acesso à educação. Na juventude, o desejo inicial era seguir carreira militar, mas a falta de recursos o levou a buscar outro caminho. “Voltei a cabeça pro estudo”, recordou.
Depois de anos trabalhando na roça, ingressou no Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), onde voltou a estudar. Mais tarde, participou de turmas no Museu Caldas Júnior, sob a orientação de educadoras que marcaram a vida dele, como a professora Paulinha Reinaldo. “Ela me abriu um leque de conhecimento”, disse em entrevista a Rádio Itapui.
O incentivo continuou com a professora Josélia, que o ajudou a escrever o primeiro livro. Carmelindo afirmou que a orientadora foi essencial na construção da vida dele como escritor. Mais no sonoticiaboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário