> TABOCAS NOTICIAS : Idosa que viveu 70 anos sem certidão escolhe data de nascimento e nome: “não sabia quem era”

.

.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Idosa que viveu 70 anos sem certidão escolhe data de nascimento e nome: “não sabia quem era”

Rinaldo de Oliveira - SNB
A idosa Maria da Imaculada Conceição viveu sem certidão de nascimento por 70 anos e agora comemora a conquista. Ela pôde escolher nome, data de nascimento e tem RG e CPF
- Foto: Defensoria Pública do Ceará
Uma brasileira que passou 70 anos invisível para o Estado, finalmente conseguiu tirar os documentos. Por mais de sete décadas, a idosa Maria da Imaculada Conceição viveu sem certidão e um registro que confirmasse oficialmente a existência dela. Como não tinha documentos, ela não conseguia acesso a atendimentos médicos, vacinas, auxílios sociais ou qualquer serviço básico de cidadania.

Estimada como nascida em 1957, Maria é moradora de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ela conseguiu a primeira certidão de nascimento da vida dela após uma ação judicial movida pela Defensoria Pública do Ceará, que solicitou à Justiça o registro tardio. E pôde escolher o próprio nome e a data de nascimento.

Agora, com RG e CPF, Maria se sente “renascida”. Os sonhos dela? Cuidar da saúde, tomar vacinas e buscar atendimentos médicos que sempre ficaram fora do alcance. “A partir de hoje, que eu nasci novamente, vou tocar a vida pra frente. Agora eu já tenho o que não tinha pra trás: meu documento”, disse ao g1.

Escolhu nome e da data de nascimento
O nome Maria da Imaculada Conceição foi uma escolha pessoal da idosa. Ela também decidiu a data de nascimento: 8 de dezembro, dia em que os católicos celebram Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A escolha tem forte ligação com a fé e representa, para ela, um novo começo. Mais no sonoticiaboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário