Maioria dos trabalhadores brasileiros está desmotivada e cogitou demissão este ano
Imprensa CSB

Seis em cada dez brasileiros afirmam ter pensado em pedir demissão com alguma frequência, segundo a terceira edição da pesquisa Engaja S/A, índice sobre engajamento corporativo desenvolvido pela Flash em parceria com a FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas).
O estudo mostra que 61% dos profissionais estão desengajados, resultado de um conjunto de fatores que incluem fadiga, desconfiança e sensação de estagnação. A pesquisa sugere que ambientes corporativos cada vez mais rígidos e a falta de tempo para atividades pessoais contribuem para a queda no envolvimento dos trabalhadores.
Segundo o levantamento, as empresas reduziram a escuta e a flexibilidade justamente quando os profissionais passaram a valorizar mais autonomia, propósito e crescimento. A volta ao trabalho presencial, jornadas longas e menor equilíbrio entre vida pessoal e profissional acentuaram o problema.
Apenas 39% dos trabalhadores afirmam estar engajados com o que fazem – o índice mais baixo registrado nos últimos três anos. Entre os que cogitam sair do emprego, 23% dizem pensar com frequência em pedir demissão, 64% já se candidataram a novas vagas e 42% participaram de entrevistas recentes.
“Embora a remuneração seja um fator relevante, os resultados do estudo indicam que ela não compensa deficiências no clima organizacional nem na qualidade da gestão. Fatores como relações de confiança, oportunidades de desenvolvimento e ambiente saudável continuam sendo os principais determinantes do engajamento”, afirma Renato Souza, professor da FGV-EAESP e coautor do estudo. Mais no csb.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário