Sem fazer menção direta a ações militares estadunidenses nas águas do Caribe nem a acusações de Donald Trump contra Venezuela e Colômbia, presidente do Brasil critica intervenções: "Podem causar danos maiores do que se pretendia evitar"
Agência Gov | via Planalto
reprodução/Canal Gov

Na América Latina e Caribe, também vivemos um momento de crescente polarização e instabilidade. Manter a região como zona de paz é nossa prioridade. Somos um continente livre de armas de destruição em massa, sem conflitos étnicos ou religiosos. Intervenções estrangeiras podem causar danos maiores do que o que se pretendia evitar", afirmou Lula
A fala fez parte do discurso proferido durante cerimônia de entrega de credenciais a novos embaixadores e embaixadoras estrangeiros no Brasil. A entrega foi realizada no Palácio do Itamaraty, no final da manhã desta segunda-feira (20/10), em Brasília.
O governo dos Estados Unidos posicionou tropas militares em águas próximas à Venezuela e têm abatido barcos venezuelanos, sob alegação de que as embarcações transportariam drogas, e que o presidente Nicolás Maduro seria chefe de um cartel de tráfico de entorpecentes. Alegação semelhante fez Trump contra o presidente da Colômbia, Gustavo Petros.
Lula também reiterou as expectativas positivas do Governo do Brasil quanto à realização da COP 30 em Belém, no próximo mês. O presidente brasileiro disse ainda que um dos objetivos de seu mandato é fortalecer o multilateralismo, que, por sua vez, baseia-se em relações "cordiais".
O Ministério das Relações Exteriores prepara encontro presencial entre Lula e Donald Trump, ainda sem data definida.
Leia o discurso de Lula:
"Quero iniciar essa cerimônia de apresentação de credenciais apresentando minhas mais sinceras desculpas a todos e a todas embaixadores e embaixadoras que nos honram com sua presença em nosso país.
Gostaria de dedicar a cada um de vocês o tempo que merecem para tratarmos das relações bilaterais entre nossos países.
Razões de agenda impõem uma cerimônia mais curta, mas não menos importante.
É motivo de orgulho para o Brasil acolher um dos corpos diplomáticos mais numerosos e diversos do mundo.
Poucas capitais têm tantas embaixadas estrangeiras acreditadas como Brasília.
Levar o Brasil de volta à cena internacional foi uma das primeiras e mais urgentes missões do início do meu terceiro mandato. Mais AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário