> TABOCAS NOTICIAS : IPIAÚ-BA: Família denuncia impasse entre hospitais que atrasa cirurgia de idoso internado no HGI há quase 40 dias

.

.

terça-feira, 28 de outubro de 2025

IPIAÚ-BA: Família denuncia impasse entre hospitais que atrasa cirurgia de idoso internado no HGI há quase 40 dias

Foto enviada ao GIRO
O paciente Valter Oliveira da Silva, de 68 anos, morador de Itagibá, está internado há quase 40 dias no Hospital Geral de Ipiaú (HGI), aguardando transferência para uma unidade especializada onde possa ser submetido a uma cirurgia cardíaca de urgência. Diagnosticado com entupimento das veias do coração, o idoso corre sério risco de morte caso não seja submetido ao procedimento em tempo hábil.

De acordo com Luciano Ferreira da Silva, filho do paciente, a regulação para o Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, já foi aprovada, mas impasses burocráticos entre as unidades estão atrasando o processo. “O hospital de Itabuna informa que o HGI precisa enviar a documentação, e o HGI diz que é o Calixto Midlej que tem que entrar em contato. Já foi feita a doação de sangue, mas até hoje ele não foi transferido. No domingo à noite, ele passou mal. Isso é um descaso muito grande pra gente”, relatou Luciano ao GIRO nesta terça-feira (28).

Segundo ele, a família tem enfrentado dias de angústia e incerteza, sem respostas concretas sobre quando o paciente será levado à unidade que realizará a cirurgia cardíaca.

Procurada pela reportagem, a diretora do Hospital Geral de Ipiaú, Thays Cardoso, comentou o caso e explicou que os trâmites seguem o fluxo habitual entre as unidades envolvidas.

“As questões burocráticas existem por parte de ambos os hospitais e servem para promover uma maior segurança ao paciente. Sempre estivemos em contato com o Hospital Calixto e realizando os procedimentos necessários. Todas as solicitações do Calixto foram prontamente disponibilizadas pelo HGI. Seguimos prestando os cuidados necessários e aguardando o agendamento”, afirmou a diretora. Nossa reportagem não conseguiu contato com o hospital de Itabuna.

A família de Valter Oliveira da Silva segue na expectativa de que o impasse seja resolvido o quanto antes, para que o paciente possa receber o tratamento especializado e aumentar suas chances de recuperação. *Redação/Giro Ipiaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário