> TABOCAS NOTICIAS : Brasil forma médicos em ritmo recorde, mas recém-formados pulam residência e recorrem a cursos

.

.

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Brasil forma médicos em ritmo recorde, mas recém-formados pulam residência e recorrem a cursos

Matéria publicada originalmente no Jornal Metropole em 16 de outubro de 2025
Crescimento desordenado de cursos de Medicina deixa milhares de formados sem caminho para se especializar e alimenta mercado de falsas pós-graduações pagas
Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
Por: Fabiana Lobo 
O Brasil virou uma espécie de fábrica de jalecos brancos. Com cursos de Medicina que brotam em todo canto, nunca teve tantos médicos saindo das faculdades como nos últimos anos. Esse crescimento seria ótimo - se a formação médica fosse uma linha de montagem. Como não chega nem perto disso, o que se vê é uma legião de médicos recém-formados no mercado que sequer passam pela Residência Médica. São lotes e mais lotes de generalistas por opção que desmontam o discurso de que mais cursos significam mais qualidade na saúde.

Descompasso na linha de produção
A Residência Médica é a forma de especialização mais eficiente na área. Nos últimos anos, ela também cresceu, ganhou mais vagas e mais instituições oferecendo. Mas não acompanhou a explosão de 250% nas vagas de graduação em Medicina nos últimos 20 anos. Ao contrário: a proporção de formandos que conseguem nesse formato caiu de 77% em 2018 para 49% em 2024. Ou seja, se antes, a cada 10 médicos formados, quase 8 entravam na Residência, agora não chega nem a 5.

Na Bahia, o ritmo não é diferente. Em dois anos, o estado ganhou oito novas universidades autorizadas a oferecer cursos de medicina. Ao todo, são 37 escolas e 3.849 vagas no estado - mais de 80% delas em instituições privadas. O número de vagas para Residência Médica também aumentou (36,2%), mas nada comparado ao número de médicos recém-formados anualmente.

Na legislação: especialista é quem tem residência
Na esteira da fábrica de jalecos, milhares de novos médicos no mercado; na esteira do aperfeiçoamento, poucos buscando se especializar. A residência médica é o principal meio para que um médico tenha o título de especialista...Leia tudo no metro1

Nenhum comentário:

Postar um comentário