Os dois presidentes conversaram na Malásia, neste domingo (26). Lula afirmou que o encontro foi "positivo" e pediu a suspensão das tarifas durante as negociações. Foi acordado entre os presidentes que as discussões entre Brasil e Estados Unidos começam ainda hoje
Yara Aquino/Agência Gov
Ricardo Stuckert/PR


“Esperamos em algumas semanas concluir uma negociação bilateral que trate de cada um dos setores da atual tributação americana ao Brasil”, concluiu Vieira.
Mauro Vieira disse que ao longo da reunião, Trump e seus assessores deixaram claro que a relação com o Brasil é importante e que querem solucionar dificuldades.
O conflito entre os Estados Unidos e a Venezuela foi abordado por Lula na reunião. O presidente brasileiro disse que, por tradição, o Brasil sempre está disposto a atuar como um elemento de promoção da paz e se propôs a ser um contato de comunicação entre Estados Unidos e a Venezuela, de acordo com o ministro Mauro Vieira.
"O presidente Lula levantou o tema, disse que a América do Sul e a América Latina, especificamente, é uma regiões de paz e se prontificou a ser interlocutor, como já foi no passado, com a Venezuela, para se buscar soluções que sejam mutuamente aceitáveis e corretas entre os dois países", disse.
O chanceler relatou que Trump agradeceu e concordou.
Descontração
O ministro relatou que a conversa entre Lula e Trump foi descontraída e o norte-americano contou que admira a trajetória política do presidente brasileiro. Os dois combinaram visitas recíprocas a Brasil e Estados Unidos. “Trump disse que admira o Brasil e gosta imensamente do Brasil e do povo brasileiro”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário