> TABOCAS NOTICIAS : A importância de se escrever à mão

.

.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

A importância de se escrever à mão

Profissionais falam que o excesso de telas não é bom para o desenvolvimento
Diana não é contra os computadores mas acha que deve haver controle
Leon Lerner / Divulgação
Em tempos de telas digitais, escrever à mão, apesar de ser uma prática cada vez mais escassa, continua sendo uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento do ser humano. É preciso que a criança em seus primeiros anos de vida tenha menos contato com os computadores e teclados e muito mais com lápis, brincadeiras e afins para que sua capacidade de refletir seja mantida. Tirar a criança de junto de aparelhos celulares e computadores é de grande valia como explica a psicóloga Diana Quintella e diretora da escola MiniMe Educação Infantil, na Barra da Tijuca, que atende a crianças de 0 a 6 anos.

Fernanda Fontes diz que é possível adiar o acesso às telas
Divulgação
"Escrever à mão ativa áreas do cérebro diferentes das envolvidas na digitação. Quando escrevemos manualmente, o cérebro é estimulado a organizar o pensamento, selecionar vocabulário e estruturar frases com mais clareza. Escrever à mão envolve coordenação motora fina, ritmo perceptivo, memória sequencial e planejamento linguístico, habilidades que se desenvolvem a partir das experiências psicomotoras da infância", aponta.

De acordo com Quintella, a e escrita manual está desaparecendo do cotidiano dos jovens, o que é muito prejudicial para a geração Z, os nascidos entre 1995 e 2012, conhecidos como nativos digitais. "Crescidos em um mundo digitalizado, muitos desses jovens dominam com destreza telas sensíveis ao toque, navegam com fluidez entre aplicativos e produzem conteúdo em velocidade impressionante, mas esbarram na habilidade de escrever à mão", diz a profissional, citando a importância da parte motora e psicomotora na primeira infância. "Trata-se do entendimento do mundo, de como eu convivo, como eu me relaciono". Leia tudo no odia

Nenhum comentário:

Postar um comentário