Tensões comerciais entre os dois países também podem ser tema da teleconferência
bahia.ba/mundo
Fotomontagem: White House Archived e Reprodução: Instagram / @xi.jinping_cn

Em um comunicado, a Casa Branca informou que a ligação entre os presidentes foi iniciada às 8h (horário de Washington, 9h em Brasília). A principal pauta do encontro é a discussão de um acordo preliminar apresentado nesta semana para transferir o controle das operações do TikTok nos EUA da chinesa ByteDance Ltd. para um consórcio de investidores americanos.
Os detalhes do acerto ainda não foram divulgados, e Trump manteve cautela em uma entrevista à Fox News, exibida na quinta-feira (18). “Parece que eles aprovaram o TikTok, e o TikTok representa muito dinheiro para os Estados Unidos, então isso foi bom, mas vamos ver como tudo funciona”, afirmou.
A ligação corresponde ao primeiro contato oficial entre os dois líderes desde junho, e ocorre em meio a disputas sobre restrições comerciais que atingem setores estratégicos como semicondutores e terras-raras.
EUA e China vivem, até novembro, uma trégua na guerra tarifária que chegou a elevar tarifas americanas sob produtos chineses a 145%. Ainda resta uma alíquota de 20% como pressão para conter o fluxo de fentanil e insumos usados em sua produção.
Trump afirmou na quinta que “em escala muito maior, estamos bem próximos de um acordo”, mas seu posicionamento pode ser afetado por uma decisão pendente da Suprema Corte sobre a legalidade de uma das ferramentas tarifárias usadas para impor as tarifas à China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário