
Foto: Reprodução
A empresária baiana Perinalva Dias da Silva, de Vitória da Conquista, já está em recuperação após enfrentar uma grave complicação de saúde provocada por intoxicação por vitamina D. Ela ficou em coma durante 28 dias depois de se submeter a um procedimento de “soroterapia”, popularmente conhecido como “soro da imunidade”, indicado para tratar cansaço.
Em entrevista ao Fantástico, Perinalva relatou que, após as aplicações, começou a sentir sintomas preocupantes. “Eu comecei a fazer xixi escuro, senti também que os meus membros inferiores não estavam funcionando mais. Estava intoxicada com a soroterapia”, contou. Diante do agravamento, ela precisou ser levada às pressas para a emergência de um hospital da cidade.
De acordo com os médicos, o excesso de vitamina D levou ao quadro de intoxicação, que pode causar falência de órgãos. O caso serve de alerta para os riscos do uso indiscriminado de terapias estéticas e de bem-estar sem a devida regulamentação e acompanhamento profissional.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já registrou 240 notificações de efeitos adversos relacionados ao consumo de suplementos vitamínicos desde o ano passado, sendo 28% deles graves. O mercado, que movimenta mais de R$ 4 bilhões por ano, está sob fiscalização: mais de 62 mil anúncios irregulares já foram retirados da internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário