> TABOCAS NOTICIAS : Mais de 770 mil famílias baianas zeram cobrança de energia com nova Tarifa Social

.

.

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Mais de 770 mil famílias baianas zeram cobrança de energia com nova Tarifa Social

Medida Provisória Nº 1.300/2025 garante gratuidade de até 80 kWh para clientes de baixa renda inscritos no CadÚnico
Imagem: divulgação
A nova regra da Tarifa Social de Energia Elétrica já beneficiou 773.118 famílias baianas que tiveram zerada a cobrança do consumo mensal de energia. Os dados foram divulgados pela Neoenergia Coelba, pouco mais de um mês após a entrada em vigor da Medida Provisória Nº 1.300/2025, válida desde 5 de julho.

De acordo com a MP, os clientes classificados como baixa renda ficam isentos do pagamento dos primeiros 80 kWh consumidos mensalmente. O valor integral só é cobrado sobre o consumo que ultrapassar esse limite. Antes da mudança, o benefício era aplicado em forma de descontos escalonados, de até 65%, para famílias com consumo de até 220 kWh/mês.

Com a nova regra, por exemplo, uma família inscrita na Tarifa Social que consome 100 kWh por mês pagará apenas pelos 20 kWh excedentes.

Os clientes podem solicitar a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) pelo WhatsApp da Neoenergia Coelba (71 3370-6350), no site oficial ou presencialmente nas lojas de atendimento. Para a adesão, basta apresentar o Número de Identificação Social (NIS).

O cadastro pode ser feito a qualquer momento, desde que o consumidor atenda aos critérios e apresente a documentação exigida. O benefício não é cumulativo: caso duas pessoas da mesma família possuam NIS ou Número do Benefício (NB), apenas uma poderá se inscrever.

Atualmente, a Neoenergia Coelba contabiliza 1,9 milhão de famílias cadastradas na Tarifa Social. Apenas em 2024, a distribuidora realizou a inscrição automática de 477 mil consumidores.

Quem já possui o benefício deve manter os dados atualizados junto ao Ministério da Cidadania. A atualização cadastral deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário