Alunos baianos da rede estadual de ensino desenvolvem tijolos ecológicos como alternativa sustentável à construção civil
Inovação: alunos baianos fazem tijolos sustentáveis - João Victor Souza e Carlos Gutemberg

Foto: Lucas Souza- Ascom/Uneb
Os jovens baianos João Victor Souza e Carlos Gutemberg, do Colégio Estadual Democrático Marcos Freire, de Barreiras, desenvolveram uma novidade que pode impactar o mercado da construção civil. Eles são responsáveis pela criação dos tijolos tecnológicos. “Os estudantes foram inspirados a desenvolver a ideia visando utilizar materiais recicláveis, como o plástico, para construir um produto mais sustentável”, ressaltou Sheila Barreto, professora do projeto. A ideia dos tijolos surge como alternativa sustentável para o mercado. Por Rosana Bomfim - AratuOn
Para a construção dos tijolos ecológicos são usados plásticos recicláveis, cimento, areia fina e substâncias extraídas da natureza, como as fibras de coco. A equipe foi responsável por estudar as propriedades dos materiais, para eleger os mais acessíveis e eficazes.
O processo foi feito com recursos próprios, desde a coleta até a moldagem. ”Nosso grupo foi responsável por buscar por todos os materiais do projeto, o que já ajuda em uma forma de reciclagem", afirma Carlos Gutemberg.

Foto: Ilutração | PET | PEAD | PVC
A escolha pelos plásticos PET (Polietileno Tereftalato) , PEAD (Polietileno de Alta Densidade) e PVC (Policloreto de Vinila) foi estratégica, pois, de acordo com Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), o PET é leve e transparente, comum em garrafas de refrigerante, o PEAD, mais resistente, é encontrado em frascos de leite e produtos de limpeza, enquanto o PVC, rígido e durável, é amplamente usado em tubulações.
O grupo acredita que os tijolos ecológicos podem ser mais baratos do que os convencionais, beneficiando diretamente projetos de habitação popular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário