> TABOCAS NOTICIAS : Estados Unidos não desejam negociar tarifas, afirma Celso Amorim

.

.

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Estados Unidos não desejam negociar tarifas, afirma Celso Amorim

Para assessor especial, taxas põem em xeque comércio multilateral
Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil
© Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
O assessor para assuntos internacionais do presidente da República, embaixador Celso Amorim, afirmou que o governo dos Estados Unidos não tem demonstrado disposição para negociar as supostas divergências comerciais apontadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Eles não têm o desejo de negociar”, disse Amorim ao participar, nesta quarta-feira (20), de uma audiência pública realizada pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.

Para Amorim, ao impor sobretaxas a mais de uma centena de países, o governo dos Estados Unidos colocou em xeque o sistema multilateral de comércio, desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial (1939/1945), por meio de sucessivos acordos que, pouco a pouco, estabeleceram regras globais de comércio.

“Estamos tendo esta disputa comercial com os Estados Unidos – que no caso do Brasil tem características específicas – mas, mais importante que isso, é que o que está sendo posto em xeque é o sistema multilateral de comércio”, comentou Amorim ao sustentar que o mundo enfrenta um “momento de profundas mudanças da ordem internacional”. Mais na agenciabrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário