> TABOCAS NOTICIAS : Brasil registra primeiro caso de câncer raro ligado a implante de silicone

.

.

domingo, 17 de agosto de 2025

Brasil registra primeiro caso de câncer raro ligado a implante de silicone

Estudo documenta ocorrência inédita no país e propõe sistema para diagnóstico e tratamento da doença associada a próteses mamárias
Por Portal CINCO
O Brasil confirmou o primeiro caso de carcinoma espinocelular associado a implante de silicone, um tipo extremamente raro e agressivo de câncer de mama descrito pela primeira vez na medicina em 1992. Desde então, apenas 20 mulheres no mundo foram diagnosticadas com a doença.

O caso foi relatado por uma equipe liderada pelo mastologista Idam de Oliveira Junior, do Hospital de Amor, em Barretos (SP), em estudo publicado no Annals of Surgical Oncology em 23 de julho. Além de registrar a ocorrência inédita, os especialistas propuseram um novo sistema de estadiamento e tratamento para o tumor, geralmente ligado ao uso prolongado das próteses sem substituição.

A paciente brasileira, de 38 anos, havia colocado o silicone aos 20 anos e procurou atendimento após sentir dores e notar aumento no volume da mama. Exames detectaram acúmulo de líquido e alterações na cápsula da prótese. A biópsia confirmou o carcinoma, levando à retirada do implante e à mastectomia. Mesmo assim, o tumor retornou rapidamente e a paciente faleceu dez meses depois.

Segundo Oliveira Junior, apesar de raro, o câncer exige atenção, já que cada vez mais mulheres convivem por anos com próteses. “Qualquer alteração no implante deve ser investigada”, alertou. O estudo mostrou que a maioria dos casos apresenta metástases para pulmões e fígado, com média de sobrevida de 15,5 meses. Para reduzir o risco de recidiva, os médicos recomendam mastectomia total nos diagnósticos confirmados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário