Presidente estabeleceu os temas como condições para um cessar-fogo
Fotomontagem: White House Archived; Reprodução/Facebook

Segundo matéria do InfoMoney, a declaração foi feita por Trump horas antes de seu encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus na Casa Branca, nesta segunda-feira (18).
“Zelensky pode acabar com a guerra quase imediatamente, se quiser”, escreveu Trump em sua rede Truth Social, acrescentando que “não há volta em relação à Crimeia” e que não haverá ingresso da Ucrânia na aliança militar ocidental.
A reunião marca um novo capítula na agenda de Trump para encerrar o conflito no leste europeu, uma de suas promessas na campanha do ano passado. Na última sexta-feira (15), o presidente americano se reuniu com Vladimir Putin, presidente da Rússia, em Anchorage, no Alasca, para debater o fim da guerra. Ele também tem pressionado Kiev a aceitar um acordo de paz.
De acordo com autoridades americanas, Putin e Trump debateram o futuro de cinco regiões ucranianas, mas a conversa não resultou em um cessar-fogo. Steve Witkoff, enviado de Trump, disse à CNN que o presidente russo acenou com possíveis concessões, inclusive na área de garantias de segurança, embora fora do âmbito da Otan. “Os russos fizeram algumas concessões na mesa com relação a todas as cinco regiões”, afirmou.
Já o secretário de Estado americano, Marco Rubio, que também esteve presente no encontro, adotou um tom mais cauteloso. Em entrevista à rede de TV americana, ABC, ele afirmou que ainda existem “grandes áreas de discordância” e que um acordo não está próximo. “Não estamos no limite de um acordo de paz, mas acredito que houve progresso”, disse.
Apesar da pressão de Trump, Zelensky tem rejeitado a proposta russa de abrir mão de territórios no leste ucraniano, incluindo Donetsk, dos quais Kiev ainda controla cerca de um quarto. Apesar disso, o líder ucraniano defende a ideia de um cessar-fogo imediato para aprofundar negociações, posição que já contou com apoio de Trump, mas que foi relativizada após o encontro com Putin.
Além de Zelensky, Trump também possui em sua agenda desta segunda, reuniões com os líderes do Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Finlândia, União Europeia e Otan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário