> TABOCAS NOTICIAS : julho 2025

.

.

quinta-feira, 31 de julho de 2025

TikTok lança nos EUA ferramenta de verificação de informações pela comunidade

A ferramenta funciona de forma semelhante ao recurso “Notas da Comunidade” da rede social X (antigo Twitter)
AFP - Via LeiaJá
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
O TikTok lançou nesta quarta-feira (30), nos Estados Unidos, um sistema de verificação coletiva, tornando-se assim a mais recente plataforma digital a adotar uma abordagem comunitária para combater a desinformação na internet.

“Footnotes” é uma função que o popular aplicativo de vídeos começou a testar em abril. As “notas de rodapé”, em português, permitem que usuários autorizados adicionem contexto a vídeos que possam conter informações falsas ou enganosas.

A ferramenta funciona de forma semelhante ao recurso “Notas da Comunidade” da rede social X (antigo Twitter), posteriormente copiado pela Meta em suas redes Facebook, Instagram e Threads.

“Footnotes baseia-se no conhecimento coletivo da comunidade TikTok e permite que os usuários adicionem informações relevantes aos conteúdos”, explicou Adam Presser, chefe de operações, confiança e segurança da plataforma, em uma publicação do blog oficial.

“A partir de hoje, os usuários dos Estados Unidos no programa piloto Footnotes podem começar a escrever e avaliar notas em vídeos curtos, e nossa comunidade nos Estados Unidos começará a ver aquelas consideradas úteis, e também a avaliá-las”, acrescentou.

O TikTok afirma que cerca de 80 mil usuários nos Estados Unidos, que mantiveram uma conta por pelo menos seis meses, foram qualificados como colaboradores do Footnotes. O aplicativo tem cerca de 170 milhões de usuários no país.

Datafolha: 57% dos brasileiros reprovam interferência de Trump no julgamento de Bolsonaro

Foto: Daniel Torok / Casa Branca
A maioria dos brasileiros considera que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está errado ao pedir que a Justiça brasileira interrompa o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (31), 57% da população brasileira reprova a interferência de Trump sobre o Judiciário, enquanto para 36%, o presidente americano está certo ao fazer o apelo.

Os dados mostram forte divisão de opinião conforme a preferência eleitoral. Entre os eleitores de Bolsonaro em 2022, 66% concordam com a posição de Trump, 28% discordam, e 6% não opinaram. Já entre os que votaram em Lula, 82% reprovam a tentativa de interferência, enquanto apenas 13% a apoiam; 5% preferiram não responder.

A declaração de Trump foi interpretada como ingerência sobre a Justiça brasileira e se somou a outras tensões diplomáticas recentes, como as sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes (STF) com base na Lei Magnitsky e o aumento de tarifas comerciais sobre produtos do Brasil.

A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de julho, após Trump justificar parte do tarifaço imposto às exportações brasileiras com base no julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 130 municípios do país, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Via BN

Argentina permitirá cidadania a estrangeiros com “investimentos relevantes”, anuncia governo Milei

Foto: Reprodução/Redes sociais
O governo de Javier Milei, da Argentina, anunciou, nesta quinta-feira (31), que estrangeiros que fizerem "investimentos relevantes" no país poderão solicitar cidadania a partir de hoje.

Entretanto, o valor do investimento para a concessão da cidadania não foi revelado. Conforme o decreto, a decisão caberá ao Ministério da Economia avaliar se os investimentos eventualmente realizados são suficientes para a concessão.

"Por meio do Decreto 524/2025, o Governo Nacional definiu que estrangeiros que comprovarem ter realizado investimentos relevantes no país poderão solicitar a cidadania argentina. Nesse sentido, caberá ao Ministério da Economia da nação estabelecer quais investimentos serão considerados relevantes", diz o comunicado.

O comunicado também revelou que o pedido será analisado de forma cuidadosa, "a fim de determinar que a concessão da cidadania ao interessado não representa risco à segurança ou aos interesses nacionais". Via BN

‘Nós temos que erradicar a violência da vida das mulheres’, afirma Márcia Lopes

Ministra das Mulheres fala sobre o Agosto Lilás, a estrutura para receber denúncias, acolher e encaminhar mulheres vítimas de violência e ações para promover a autonomia econômica
Eduardo Biagini | Agência Gov e Secom
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O Agosto Lilás, mês dedicado a alertar sobre o fim da violência contra a mulher, e que também marca o aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha, foi tema da entrevista com a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, durante o programa Bom Dia, Ministra desta quinta-feira (31/7), transmitido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O mês pretende dar visibilidade ao tema e ampliar a divulgação sobre os direitos das mulheres em situação de violência, além dos serviços especializados para acolhimento, orientação e denúncia.

Nós temos que erradicar a violência da vida das mulheres com a legislação, com todas as providências que são necessárias, mas nós temos que principalmente colocar as mulheres no lugar onde elas querem estar e respeitar todas as diversidades”, afirmou a ministra

“Para revelar esse potencial que todas as mulheres brasileiras têm, de serem protagonistas da sua vida, da sua história. As mulheres participam, as mulheres são solidárias, as mulheres são capazes de mover o mundo e mover os seus territórios”

A campanha faz parte de uma mobilização nacional permanente do Ministério das Mulheres, envolvendo diversos setores no compromisso de pôr fim à violência contra as mulheres, em especial aos feminicídios, a partir de diversas frentes de atuação (comunicação ampla e popular, implementação de políticas públicas, engajamento de atores diversos). Veja tudo na agenciagov

Operação Combustível Legal fiscaliza 72 postos no Sul da Bahia

Foto: Divulgação
Equipes da força-tarefa que compõe a operação Combustível Legal fiscalizaram na última semana, no Sul da Bahia, 72 postos localizados em Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Nilo Peçanha, Taperoá, Cairu e Valença. A operação reúne diferentes órgãos de fiscalização com o objetivo de aferir se os postos estão cumprindo os requisitos de qualidade e quantidade do combustível fornecido ao consumidor, entre diversos outros itens.

Na ação, realizada entre os dias 21 e 25 de julho, 12 postos foram autuados por irregularidades como quantidade de combustível entregue pela bomba diferente daquela indicada no visor, bombas e bicos funcionando com defeito, incluindo vazamentos, além de lacres ou selos de segurança violados.

Foram identificados ainda produtos à venda vencidos ou sem preço, ausência da placa de razão de valor entre os preços dos combustíveis, não exibição da placa de tributos e ausência do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, três postos estavam utilizando máquinas de cartão de crédito e débito sem vínculo com o CNPJ da empresa. Foram detectados ainda casos de atraso no pagamento da taxa obrigatória do Feaspol – Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais.

Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior).

A morte de Ana Carolina Scariot e o grito silencioso dos que vigiam atrás das grades

A depressão entre agentes penitenciários exige ação urgente do Estado
Artigo do NPExpresso
Sapucaia do Sul – RS – A morte trágica de Ana Carolina Scariot, agente penitenciária, escancara um drama que muitos fingem não ver. Mais do que uma perda individual, é o reflexo de um sistema que adoece seus próprios servidores, profissionais que, mesmo sendo parte da chamada polícia penal, seguem invisíveis para a estrutura que deveriam representar.

Ana Carolina era jovem, promissora, servidora pública. E isso não bastou para impedir o desfecho que comove e revolta. A depressão, que segue silenciosa, vem ceifando vidas dentro de um ambiente onde o peso emocional, o estresse e o abandono institucional são rotina.

Basta ver o último concurso da Susepe. Muitos aprovados nem sequer apareceram. A carreira, que já foi respeitada, hoje espanta. É uma profissão que oferece riscos, desgasta e corrói por dentro. Uma profissão que, se não houver atenção imediata do Estado, continuará gerando tragédias como essa.

A pergunta que fica: quantos agentes penitenciários ainda precisarão tombar para que isso se torne prioridade? O luto não pode ser a única resposta oficial. É preciso política pública, saúde mental, valorização. Porque quem cuida da segurança também precisa ser cuidado. E não depois da tragédia, mas antes dela.

Quem era Ana Carolina
A Polícia Penal recebeu uma triste notícia nesta terça-feira (29), com o falecimento da policial penal Ana Carolina Assis Scariot, que atuava na Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul (PESS). Integrante da mais recente turma da corporação, Ana Carolina também era formada em Medicina Veterinária, área pela qual sempre demonstrou carinho e vocação. Sua trajetória na segurança pública foi marcada por profissionalismo, empatia e respeito dos colegas. Ela foi encontrada sem vida em sua residência, em Novo Hamburgo, e as circunstâncias estão sendo apuradas pelas autoridades. Neste momento de dor, manifestamos nossos mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e companheiros de profissão.

Encceja 2025 será aplicado neste domingo (3); saiba como consultar o local de prova

Exame certifica ensino fundamental e médio para jovens e adultos
Weslly Gomes - LeiaJá
Foto: Divulgação/Ministério da Educação
Milhares de jovens e adultos brasileiros terão, neste domingo (3), a chance de conquistar o sonhado diploma do ensino fundamental, ou médio, através do Encceja 2025. Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos representa uma porta de acesso essencial para quem não concluiu os estudos na idade regular.

Assim, os participantes do Encceja devem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante. Ademais, o documento informa o local exato onde cada candidato fará as provas. O Inep disponibilizou locais de aplicação em todos os estados e no Distrito Federal.

As provas ocorrerão em dois turnos: pela manhã, das 9h às 13h, e à tarde, das 15h30 às 20h30. O exame consiste em quatro provas objetivas de múltipla escolha, cada uma com 30 questões, totalizando 120 itens, além de uma redação obrigatória.

Conteúdos avaliados variam conforme o nível de ensino
Para o ensino fundamental, as áreas são Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física; e a Redação.

Para o ensino médio, as disciplinas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (incluindo a Redação); e por fim Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Sendo assim, todos os inscritos devem comparecer ao local designado, portando documento oficial com foto e caneta esferográfica de tinta preta e material transparente.

Bolsonaro enfrenta episódios de soluço intensos e sua saúde preocupa aliados

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
A saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a preocupar os aliados do ex-gestor. Bolsonaro teve fortes crises de soluço, na última quarta-feira (30), que dificultaram sua fala em alguns momentos.

O ex-gestor se recupera de uma cirurgia no intestino feita em abril deste ano. Segundo aliados, Bolsonaro voltou a piorar nos últimos dias, após passar a ter de usar tornozeleira eletrônica por ordem do STF.

Esses problemas, porém, não impediram o ex-presidente de participar de uma motociata em Brasília na quarta-feira (29). Via BN

Bahia tem mais de 80 tremores de terra registrados entre janeiro e julho de 2025

Getty Images/iStockphoto
Entre janeiro e julho de 2025, a Bahia registrou 86 tremores de terra, conforme dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis – UFRN). O número representa uma redução de 11,34% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 97 abalos sísmicos.  Redação Alô Alô Bahia com informações do g1

As cidades com maior incidência continuam sendo Jacobina e Jaguarari, ambas no norte do estado, embora os dados específicos não tenham sido detalhados. O tremor mais recente foi detectado em Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador, no dia 22 de julho. A atividade ocorreu às 14h13, com magnitude preliminar de 1.8, e foi sentida por moradores da cidade, que relataram movimentação de móveis e uma vibração perceptível no chão de suas casas.

A estação sismográfica de Vera Cruz entrou em operação no dia 3 de julho, com o objetivo de aprimorar a cobertura azimutal da área costeira. Com a nova unidade, o Labsis busca realizar um mapeamento mais preciso da região, que historicamente já apresentou registros de sismos até meados do século passado.

O novo equipamento foi instalado na arena aquática do Colégio Municipal Telma Régis de Andrade, local escolhido por ser livre de tráfego intenso de veículos pesados e obras com potencial de interferência. O sistema permite o acesso remoto aos dados via internet.

Além de Vera Cruz, a Bahia conta atualmente com estações de monitoramento em Jaguarari, Jacobina, Amargosa, Cachoeira, Itapé, Lapão e Ponto Novo. Junto com o Ceará, o estado concentra o maior número de sismógrafos do Nordeste.

Governo brasileiro calcula que 35,9% das exportações aos EUA terão tarifa de 50%, dizem fontes

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que lidera negociações com EUA, deve divulgar números ainda nesta quinta (31)
SBT News, com informações da Reuters
Miniatura do presidente dos EUA, Donald Trump, em ilustração diante da bandeira do Brasil com a palavra "tarifas" | 23/07/2025/Reuters/Dado Ruvic/Illustration/File photo
O governo brasileiro estima que 35,9% de suas exportações para os Estados Unidos, em valores, serão submetidos à tarifa de 50% sob as medidas anunciadas nessa quarta-feira (30) pela administração de Donald Trump, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto à Reuters.

Segundo as fontes, que falaram sob condição de anonimato, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que lidera as negociações com os EUA, deve divulgar os números ainda nesta quinta (31).

Trump impôs na quarta-feira uma tarifa de 50% sobre a maioria dos produtos brasileiros para combater o que ele chamou de "caça às bruxas" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas suavizou o golpe ao excluir setores como aeronaves, energia e suco de laranja das taxas mais pesadas.

O governo também informará que outros 44,6% das exportações estarão sujeitos à tarifa pré-existente de 10%, enquanto os 19,5% restantes se enquadrarão em tarifas que os EUA aplicam globalmente, variando de 25% a 50%, acrescentaram as fontes.

"As negociações continuarão na tentativa de remover os 35,9% (da faixa tarifária mais alta)", disse uma das fontes.

O MDIC não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Missão da Nasa decola com quatro astronautas de três países a bordo

Foto: Reprodução / NASA
O Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos, foi palco de mais um importante passo da exploração espacial nesta quinta-feira (31/07). A missão da Nasa, em parceria com a SpaceX, lançou quatro astronautas rumo à Estação Espacial Internacional a bordo da nave Dragon, com decolagem prevista para as 12h09. Com informações do Metrópoles.

Minutos antes do lançamento, a equipe seguiu um ritual curioso: jogaram uma partida de cartas, tradição adotada desde a missão Apollo 7, em 1967. A superstição diz que o comandante precisa perder o jogo para afastar o azar da viagem. Após o momento simbólico, os tripulantes saíram do alojamento no Edifício Neil A. Armstrong, receberam saudações de familiares e embarcaram em veículos elétricos rumo à plataforma de lançamento, onde deram início aos ajustes finais da missão.

A tripulação é formada por representantes dos Estados Unidos, Japão e Rússia. Zena Cardman, estreante e geobióloga da Nasa, atuou em planejamento de operações lunares desde 2017. Ao seu lado, Mike Fincke soma 382 dias no espaço e nove caminhadas espaciais em sua quarta missão. O japonês Kimiya Yui retorna após 142 dias na ISS, onde operou o braço robótico da estação. Já o russo Oleg Platonov faz sua estreia após carreira como engenheiro da Força Aérea Russa, com preparo em pilotagem e sobrevivência extrema.

Bolsonaro evita comentar sanção contra Moraes: ‘Não tenho nada com isso’

O filho do ex-presidente, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), foi um dos articuladores que pediu pela medida
Estadão Conteúdo
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) preferiu não comentar as sanções que foram aplicadas contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da Lei Global Magnitsky. “Eu não tenho nada com isso”, disse o ex-chefe do Executivo ao sair da sede do seu partido nesta quarta-feira (30). As informações são do jornal O Globo.

Mesmo após Moraes esclarecer que “não há qualquer vedação” para Bolsonaro dar entrevistas, o ex-presidente, que está sob medidas cautelares e não pode usar redes sociais, tem preferido o silêncio. Ao entrar na sede do PL, ele não comentou sobre a prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

Apesar de afirmar que “não tem nada” com as sanções que recaem sobre Moraes, o filho do ex-presidente, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), foi um dos articuladores que pediu pela medida.

Autoexilado nos EUA, o parlamentar dialogava com o governo americano para que a Lei Global Magnistky fosse aplicada contra o ministro do Supremo. O objetivo de Eduardo era obter anistia para seu pai e outros condenadas pela tentativa de golpe de Estado.

O braço direito do deputado, influenciador bolsonarista Paulo Figueiredo, também afirmou em uma publicação no X (antigo Twitter) que os ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes, do STF, podem sofrer a mesma represália se não “soltarem a mão do tirano”, se referindo a Moraes.

Sancionada com vetos alterações de Lei que simplifica outorga para emissoras de rádio e TV

A Lei foi publicada nesta Quinta (31)
Agência Senado/Ailtton Santos - Abraço Brasil
Arquivo (Foto: Arquivo Internet)
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 15.182, que simplifica o processo de outorga para emissoras de rádio e televisão. O chefe do Poder Executivo vetou nove dispositivos do projeto (PL 2.352/2023) aprovado neste mês pelo Senado (lei mais abaixo). A sanção foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (31).

De acordo com a nova lei, as emissoras de rádio e TV não precisam mais mais renovar as licenças técnicas a cada prorrogação de outorga. O texto também facilita a transferência de concessões ou permissões entre empresas de radiodifusão, desde que o processo de renovação já tenha sido iniciado.

A Lei 15.182 obriga as emissoras de TV e suas repetidoras a inserir na programação recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, como legendas e audiodescrição. Os anunciantes da publicidade comercial também podem inserir os recursos de acessibilidade, sem que as emissoras fiquem responsáveis pelo teor do material.

Vetos
O PL 2.352/2023 foi proposto pelo deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP). A matéria foi relatada no Plenário do Senado pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR).

O presidente Lula vetou nove dispositivos do projeto. Dois deles permitiam a alteração de características técnicas de operação das emissoras, como a ampliação da área de cobertura ou do sinal transmitido. As mudanças seriam incluídas no Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117, de 1962).

Para o Poder Executivo, “ambos os dispositivos contrariam o interesse público ao prever a inclusão de matéria de natureza regulatória já adequadamente disciplinada em normas infralegais”. Segundo a mensagem de veto, a mudança “comprometeria a flexibilidade regulatória, com impacto negativo sobre a evolução tecnológica do setor de telecomunicações”.

De acordo com o projeto aprovado, as empresas teriam direito à renovação de concessões e outorgas com o simples cumprimento dos contratos em andamento. Para o Poder Executivo, a medida iria “eliminar a exigência de avaliação da viabilidade técnica e do interesse público para a renovação de outorga, o que enfraqueceria o alinhamento dos serviços prestados pelas emissoras de radiodifusão com o interesse coletivo”.

Outro dispositivo vetado tratava dos casos de perempção, quando uma concessão ou permissão é declarada extinta pelo não cumprimento de exigências legais. Pela legislação em vigor, o serviço de radiodifusão pode ser mantido em funcionamento precário, enquanto o Congresso Nacional avalia cada caso. O PL 2.352/2023 acabava com essa possibilidade. “A revogação da referida norma criaria um vácuo legal sobre os procedimentos a serem adotados nos casos de descumprimento de obrigações legais pelas entidades, especialmente nos processos intempestivos de renovação de outorga de serviços de radiodifusão”, argumentou o Poder Executivo.

O presidente Lula também vetou a inclusão de dispositivo na Lei 5.785, de 1972, que trata da prorrogação de concessões e permissões. O PL 2.352/2023 permitia a continuidade de pedidos de renovação já avaliados e indeferidos pelo poder público.

Outros pontos derrubados previam a revogação de normas que regulam a radiodifusão. Segundo o Poder Executivo, o veto é necessário “para preservar a continuidade dos serviços públicos de radiodifusão comunitária, especialmente em localidades remotas ou de baixa cobertura por veículos de comunicação”.

Quais os pontos que sofreram alterações?
Rádios Comunitárias que perderam o prazo de renovação e entraram com requerimento após expirado o prazo, O Ministério das Comunicações dará prosseguimento na análise do procedimento.

Emissoras Comunitárias que não entrarão com a solicitação de renovação e que venham requerer até esta quinta (31) data de publicação da lei, o Ministério reconhecerá o pleito.

Desemprego cai abaixo de 6% pela primeira vez na série histórica e rendimento médio também bate recorde

Por Edu Mota, de Brasília -  BN
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Menor taxa de desocupação já verificada desde 2012, maior quantidade de funcionários com carteira assinada em toda a série histórica, recorde no rendimento médio mensal e na soma das remunerações de todos os trabalhadores. Esses foram alguns dos bons resultados da pesquisa Pnad Contínua do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (31).

De acordo com a pesquisa, realizada no trimestre de abril a junho deste ano, foram diversos recordes verificados na série histórica desde o início da Pnad Contínua. Um deles foi registrado na taxa de desocupação no Brasil, que chegou a 5,8%. O resultado representou uma redução de 1,2% em relação ao trimestre de janeiro a março de 2025 (7,0%) e queda de 1,1% frente ao mesmo trimestre do ano anterior (6,9%).

Este dado revela a menor taxa de desocupação desde o início da série histórica, em 2012. “O crescimento acentuado da população ocupada no trimestre influenciou vários recordes da série histórica, dentre eles a menor taxa de desocupação”, explicou Adriana Beringuy, coordenadora da pesquisa.

Também foram recordes a taxa de participação na força de trabalho (62,4%), o nível da ocupação (58,8%, igualando-se ao trimestre de setembro a novembro de 2024) e o contingente de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, que chegou a 39,0 milhões.
Outro destaque foi a quantidade de desalentados, com quedas, de 13,7% frente ao trimestre encerrado em maio, e de 14,0% ante o mesmo período de 2024.

A Pnad Contínua apurou que de abril a junho de 2025, cerca de 6,3 milhões de pessoas estavam desocupadas no país. No confronto com o trimestre móvel anterior (janeiro a março de 2025), no qual 7,6 milhões de pessoas não tinham ocupação, esse indicador recuou 17,4%, equivalente a menos 1,3 milhão de pessoas.

Whindersson Nunes fala sobre uso de drogas e alerta para riscos do consumo: ‘Difícil sair’

Reprodução/Instagram
Whindersson Nunes fez uma série de reflexões sobre o uso de drogas, durante participação no podcast de Pamela Magalhães, no YouTube, nesta quarta-feira (30).

O humorista, que já declarou publicamente consumir maconha, abordou desde contextos recreativos até usos ligados a rituais espirituais, destacando os riscos envolvidos.  Tiago Mascarenhas / Alô Alô Bahia

Segundo ele, a compreensão sobre os efeitos das substâncias é fundamental. “A droga é um componente que existe e que as pessoas sabem o efeito. Se fosse usada para algo que fizesse bem, seria melhor. Mas, quando alguém toma algo de forma desavisada, pode ter um resultado completamente diferente”, afirmou.

Para exemplificar, Whindersson citou o uso de ayahuasca em rituais indígenas e o LSD produzido clandestinamente.

“Tem o DMT que o indígena usa na ayahuasca, e tem o LSD, que é a mesma propriedade, mas feito em laboratório. Aí alguém toma sem preparo e acaba no hospital. Qual dos lados eu escolheria? O do indígena, o do xamã, da pessoa que conduz ao rito espiritual”, disse.

Golpe do morango do amor engana consumidores com falsas promoções nas redes

Segundo a Folha de S.Paulo, golpistas criam perfis falsos no Instagram e páginas fraudulentas, oferecendo kits do doce com preços bem abaixo do valor real.
Nacional – O que parecia ser uma sobremesa irresistível se tornou motivo de dor de cabeça para dezenas de consumidores. O “morango do amor” virou isca para golpes aplicados por criminosos em redes sociais e sites falsos de entrega.

Segundo a Folha de S.Paulo, golpistas criam perfis falsos no Instagram e páginas fraudulentas, oferecendo kits do doce com preços bem abaixo do valor real. Em uma das propagandas, três unidades custam 19,90; já 12 saem por 49,90. A oferta atrativa inclui ainda entrega gratuita e tempo limitado de venda — tudo para atrair compradores desatentos.

No entanto, conforme apurado por Zero Hora, o valor médio do doce varia entre 15 e 26 por unidade — ou seja, um kit com 12 unidades custaria entre 180 e 300. O preço muito abaixo do mercado é um dos principais sinais do golpe.

A doceria paraibana Phamela Gourmet, que teve sua marca clonada pelos golpistas, foi citada em ao menos 36 reclamações no site Reclame Aqui desde 22 de julho. Antes disso, havia apenas uma queixa registrada. A empresa nega qualquer vínculo com os perfis e informa que está tomando providências legais.

Consumidores de várias regiões do Brasil relatam prejuízos. Uma moradora de Eldorado do Sul (RS) contou que viu o anúncio no Instagram, se encantou com as imagens, pagou via Pix — e nunca recebeu o pedido. “Na verdade, meu dinheiro foi por água abaixo”, desabafou. Uma vítima de Gravataí alertou: “Paguei e não recebi nada. Não comprem!” Fonte: DiáriO Gaúcho

Decisão do STF decreta perda de mandato de sete deputados federais

Deputada conhecida como "índia bolsonarista" perde cadeira na Câmara; veja lista de parlamentares que perderam mandatos
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) declarou a perda de mandato de sete deputados federais. A ordem publicada nesta quarta-feira (30), foi baseada em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que alterou a distribuição de cadeiras entre os partidos na eleição de 2022.

Segundo a Folha de S.Paulo, a decisão publicada na quarta-feira (30) atinge os deputados Sílvia Waiãpi (PL-AP), conhecida como “índia bolsonarista”, Gilvan Máximo (Republicanos-DF), Augusto Puppio (MDB-AP), Lebrão (União Brasil-RO), Lebrão (PP-TO), Professora Goreth (PDT-AP) e Sonize Barbosa (PL-AP).

O STF chegou até a decisão após receber ações movidas pelos partidos Podemos, PSB e Rede. De acordo com a publicação, o Supremo compreendeu que mesmo as legendas que não tivessem atingido a cláusula de barreira poderiam participar da distribuição das vagas remanescentes, as chamadas sobras, na distribuição de cadeiras da Câmara.

Vão tomar posse o ex-governador do DF Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), além de André Abdon (PP-AP), Paulo Lemos (PSOL-AP), Rafael Bento Pereira (Podemos-RO), Tiago Dimas (Podemos-TO), Aline Gurgel (Republicanos-AP) e Professora Marcivania (PC do B-AP). Via BN

Deputado é expulso do PL após criticar Trump e defender Moraes

Decisão foi anunciada na quarta-feira (30) pelo presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto
bahia.ba/politica
Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados
O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, decidiu expulsar o deputado federal Antônio Carlos Rodrigues após declarações em que criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e elogiou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (30) pelo presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, em nota encaminhada a integrantes da bancada. Segundo Valdemar, a expulsão foi motivada por “forte pressão” de outros parlamentares do partido.

“Nossos parlamentares entendem que atacar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é uma ignorância sem tamanho. Trump é o presidente do país mais forte do mundo. O que precisamos é de diplomacia e de diálogo, não de populismo barato, que só atrapalha o desenvolvimento da nossa nação”, escreveu o dirigente.

A crise foi deflagrada após Antônio Carlos Rodrigues classificar como “absurda” a decisão do governo americano de aplicar a Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, que prevê sanções econômicas e restrições a indivíduos acusados de corrupção ou violações de direitos humanos.

“É o maior absurdo que já vi na minha vida política. O Alexandre é um dos maiores juristas do país, extremamente competente. Trump tem que cuidar dos Estados Unidos, não se meter com o Brasil como está se metendo”, afirmou o deputado em entrevista ao portal Metrópoles.

Antônio Carlos era considerado um dos poucos nomes da ala moderada do PL e tinha histórico de votações alinhadas ao governo Lula. Filiado de longa data, ele não integrava o grupo político de Jair Bolsonaro.

O parlamentar ainda não se pronunciou sobre a expulsão.

Gisele Bündchen doa R$ 9 milhões para escolas afetadas por enchentes no RS

Rinaldo de Oliveira - SNB
Gisele Bündchen arrecadou recursos e destinou R$ 9 milhões para ajudar na reconstrução de escolas em Porto Alegre (RS) destruídas pelas enchentes de 2024.  
Foto: instagram/@gisele
Ser humano lindo! Gisele Bündchen doou R$ 9 milhões para a reconstrução de escolas atingidas pelas enchentes em Porto Alegre, em maio de 2024.

Depois da maior tragédia da história do Rio Grande do Sul, a topmodel brasileira, que tem 45 anos e nasceu em Horizontina (RS), fez uma campanha com doadores, arrecadou recursos e destinou o montante para que o instituto dela finalmente possa ajudar nas obras.

O Instituto Cultural Floresta (ICF) vai investir R$ 12,5 milhões na reforma e construção de prédios em três escolas da rede municipal de Porto Alegre. Desse valor, R$ 9 milhões foram doados por meio do Fundo Luz Alliance, iniciativa filantrópica da modelo Gisele Bündchen em parceria com a BrazilFoundation.

600 vagas
As obras vão viabilizar a abertura de até 600 vagas de tempo integral na educação infantil, para crianças do zero aos seis anos de idade, da capital, informou o Estadão.

Isso vai ajudar no projeto da prefeitura da capital gaúcha para reduzir o déficit de vagas na educação infantil e garantir condições adequadas de ensino em tempo integral.

As doações “têm nos permitido continuar atuando na reconstrução de infraestrutura local, na recuperação de oportunidades de geração de renda, e outras demandas de médio e longo prazo”, afirma Monica de Roure, vice-presidente da BrazilFoundation.

O instituto de Gisele
O Fundo Luz Alliance foi fundado em 2020 por Gisele Bündchen para fornecer ajuda humanitária a famílias que sofreram os impactos gerados pela crise causada pela pandemia no Brasil.

A partir de 2021, também passou a contemplar projetos de proteção e regeneração do meio ambiente.

Já a BrazilFoundation, com sede em Nova York e no Rio de Janeiro, é responsável por mapear e recomendar projetos e instituições que tenham o perfil para receber o apoio, conectando doadores mundiais a organizações da sociedade civil que promovem equidade, justiça socioambiental e oportunidades no Brasil.

Os doadores

Juiz manda Deltan cumprir decisão do STJ e pagar R$ 135 mil a Lula

PowerPoint de Deltan resultou em uma indenização de R$ 135 mil para Lula
Reprodução/Twitter
O juiz Carlo Mazza Britto Melfi, da 5ª Vara Cível de São Bernardo do Campo (SP), deu prazo de 15 dias para que o ex-procurador Deltan Dallagnol pague R$ 135 mil ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Via Conjur

Deltan foi condenado pela 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, em março de 2022, a indenizar Lula por danos morais por causa da coletiva de imprensa em que anunciou a primeira denúncia contra o petista na falecida “lava jato”, em 2016. A apresentação contou com os famosos slides de PowerPoint que ligavam Lula ao esquema de corrupção na Petrobras.

À época da condenação, o STJ fixou a indenização em R$ 75 mil, mas o valor foi corrigido a partir da publicação do acórdão e acrescido de juros de mora desde a data da denúncia contra Lula, em agosto de 2016.

O Tribunal de Justiça de São Paulo havia rejeitado o pedido do presidente. Lula alegou, na ocasião, que a apresentação em PowerPoint foi marcada por termos como “comandante máximo do esquema de corrupção” e “maestro da organização criminosa”, incompatíveis com a presunção de inocência.

O TJ-SP, no entanto, considerou que não havia causa para justificar o reconhecimento do dano alegado e que não houve abuso nas expressões utilizadas por Deltan, uma vez que elas se inseriam no contexto da denúncia.

BN/ Paraná Pesquisas: ACM Neto lidera corrida pelo governo da Bahia com 53,5%

Por Gabriel Lopes * BN
Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, tem 21,4% das intenções de voto para governador da Bahia. É o que afirma a pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias e divulgada nesta quinta-feira (31).

No cenário espontâneo, quando o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores, Neto lidera a pesquisa e é seguido pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que acumulou 11,4%. Também figuram na lista o ex-governador Rui Costa (PT), com 1,8%; o prefeito de Salvador, Bruno Reis, com 0,6%, Jaques Wagner (PT), com 0,2% e João Roma (PL), com 0,1%. 58,1% não sabe ou decidiu não opinar.
Já na primeira situação estimulada, quando os nomes dos candidatos foram apresentados para os eleitores baianos, ACM Neto chega a 53,5% das intenções de voto. Em segundo lugar figura Jerônimo Rodrigues com 28,1%, seguido por João Roma com 6,1% e Kléber Rosa com 1,3%. 4,6% não sabe ou decidiu não opinar. Os quatro foram candidatos ao governo da Bahia em 2022.
O levantamento também testou outro cenário estimulado, sem a presença de Jerônimo Rodrigues. Nesse caso, ACM Neto soma 53,3% das intenções de voto e é seguido por Rui Costa, com 28%. Na terceira posição aparece João Roma (6,2%) e em último lugar Kléber Rosa (1,4%). Não sabe ou não opinou representa 4,3% deste recorte.
SEGUNDO TURNO
Um cenário de segundo turno foi levantado pela Paraná Pesquisas colocando ACM Neto e Jerônimo frente a frente. O ex-prefeito de Salvador leva vantagem: lidera com 59,4%, contra 30,8% do atual governador da Bahia. Brancos, nulos e nenhum somam 5,9% e não sabe ou não opinou chegou a 4%.
O levantamento ouviu 1620 eleitores, em 66 municípios, entre os dias 25 e 29 de julho de 2025 e possui intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 2,5%.

Lucas Paquetá é inocentado de acusação de manipulação de apostas, anuncia West Ham

Por Thiago Tolentino / BN
Foto: Reprodução/Instagram
O meia brasileiro Lucas Paquetá, foi inocentado das acusações de envolvimento em manipulação de apostas esportivas. O anúncio oficial foi feito quinta-feira (31) pelo West Ham, através de um comunicado divulgado nas redes sociais e no site oficial do clube. A decisão põe fim a um processo que se arrastava desde maio de 2024 e teve repercussão internacional.

Paquetá era investigado pela Federação Inglesa (FA) sob a suspeita de ter influenciado propositalmente a própria conduta em campo para favorecer apostas ilegais. O foco da investigação estava em quatro partidas da Premier League: contra Leicester (12/11/2022), Aston Villa (12/03/2023), Leeds United (21/05/2023) e Bournemouth (12/08/2023), nas quais o jogador recebeu cartões amarelos considerados suspeitos.

À época, a FA chegou a alegar que o atleta teria violado quatro vezes a Regra E5.1, que trata de tentativas de influenciar o resultado ou o andamento de partidas em benefício de mercados de apostas. Também pesavam contra o jogador duas acusações de descumprimento da Regra F3, relacionadas à suposta falta de colaboração durante a investigação.

Entretanto, após meses de apuração e defesa apresentada pelos advogados de Paquetá, o caso foi encerrado sem punição. O órgão regulador não encontrou evidências suficientes para manter a acusação, e o jogador foi oficialmente absolvido de qualquer infração.

Em nota, a vice-presidente do West Ham United, Karren Brady, comemorou o desfecho e reiterou sua confiança no atleta.

"Estamos satisfeitos por Lucas ter sido absolvido. Ele manteve sua inocência desde o início, e, como clube, o apoiamos de forma resoluta durante todo o processo. Apesar da enorme pressão sobre ele, Lucas se manteve atuando semana após semana pelo clube, sempre dando o seu máximo. Foi um período difícil para Lucas e sua família, mas ele se manteve absolutamente profissional durante todo o tempo e agora está pronto para encerrar esse episódio, assim como todos no West Ham United."

Lucas Paquetá também se manifestou: "Desde o primeiro dia desta investigação, mantive minha inocência diante dessas acusações extremamente graves. Não posso dizer mais nada neste momento, mas gostaria de expressar minha gratidão a Deus e minha vontade de voltar a jogar futebol com um sorriso no rosto. À minha esposa, que nunca soltou minha mão; ao West Ham United; aos torcedores que sempre me apoiaram; e à minha família, amigos e equipe jurídica que estiveram ao meu lado – obrigado por tudo."

A absolvição de Paquetá deve reaquecer o interesse de grandes clubes europeus, e possivelmente do Flamengo, que tem agido de forma agressiva no mercado e já sinalizou sondagem pelo jogador. Vale lembrar que o Manchester City, chegou a recurar nas negociações, que na época eram dadas como certas, durante o andamento do processo.

Leia o comunicado oficial na íntegra:
"O West Ham United pode confirmar que uma Comissão Reguladora independente inocentou Lucas Paquetá das acusações de má conduta feitas contra ele pela Associação de Futebol por supostas violações da regra E5 da FA."

Karren Brady (vice-presidente do West Ham United): "Estamos satisfeitos por Lucas ter sido absolvido. Ele manteve sua inocência desde o início, e, como clube, o apoiamos de forma resoluta durante todo o processo. Apesar da enorme pressão sobre ele, Lucas se manteve atuando semana após semana pelo clube, sempre dando o seu máximo. Foi um período difícil para Lucas e sua família, mas ele se manteve absolutamente profissional durante todo o tempo e agora está pronto para encerrar esse episódio, assim como todos no West Ham United."

Lucas Paquetá: "Desde o primeiro dia desta investigação, mantive minha inocência diante dessas acusações extremamente graves. Não posso dizer mais nada neste momento, mas gostaria de expressar minha gratidão a Deus e minha vontade de voltar a jogar futebol com um sorriso no rosto. À minha esposa, que nunca soltou minha mão; ao West Ham United; aos torcedores que sempre me apoiaram; e à minha família, amigos e equipe jurídica que estiveram ao meu lado – obrigado por tudo."

Inscrições para seleção de professores substitutos da Ufob terminam nesta quinta

Salários vão até R$ 6,3 mil
Foto: Divulgação / Ufob
O processo seletivo para a contratação de 12 professores substitutos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) se encerram nesta quinta-feira (31). Para se inscrever, os candidatos devem acessar o Portal de Concursos da Ufob. O processo seletivo prevê remunerações que podem chegar a R$ 6,3 mil conforme a titulação e a carga horária do cargo.

As oportunidades estão distribuídas entre os campi de Barreiras (10 vagas), Bom Jesus da Lapa (1) e Luís Eduardo Magalhães (1). Do total de vagas, 20% são reservadas para candidatos negros e 5% para pessoas com deficiência. As provas estão previstas para o mês de agosto, em datas e locais que serão definidos em editais específicos de cada centro da universidade.

Ainda segundo informações, o resultado sairá através do Portal de Concursos da Ufob, e o contrato inicial terá duração de um semestre letivo, podendo ser prorrogado por até 18 meses. Já as jornadas de trabalho variam entre 20 e 40 horas semanais. Via BN

AtlasIntel: Pela primeira vez desde novembro de 2024 aprovação do governo Lula fica maior do que a desaprovação

Por Edu Mota, de Brasília
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Pela primeira vez desde novembro do ano passado, a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi maior do que a taxa de desaprovação. Em levantamento realizado pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgado nesta quinta-feira (31), a aprovação do governo alcançou a marca de 50,2%, enquanto a desaprovação desceu a 49,7%. Via BN

Na pesquisa divulgada em junho, a desaprovação do governo Lula estava em 51,8%, enquanto a aprovação estava em 47,3%. No pior momento do governo, verificado na pesquisa de maio deste ano, a diferença entre a desaprovação e a aprovação do governo chegou a 8,3%, número que foi pulverizado e se reverter agora para 0,5% em favor da aprovação.

A sondagem foi realizada entre os dias 25 e 28 de julho e entrevistou 7.334 brasileiros. Com uma margem de erro de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%, os resultados refletem uma mudança significativa no cenário político atual do país.

Um outro recorte da pesquisa revela que o índice dos que consideram o governo Lula ruim ou péssimo caiu para 48,2%, uma diminuição de 1,2 ponto percentual em relação ao levantamento anterior. Por outro lado, o número de pessoas que avaliam a administração como boa ou ótima aumentou para 46,6%, registrando uma alta de 3,2 pontos. Somente 5,1% dos entrevistados consideram a gestão regular.

Outro aspecto destacado pela pesquisa foi a melhoria na percepção pública sobre a imagem do presidente Lula. A avaliação positiva da imagem do presidente passou de 47% em junho para 51% em julho, enquanto a imagem negativa recuou de 53% para 48%.

Saúde abre consulta sobre inclusão da vacina meningo B no SUS

Imunizante protege contra sorotipos da bactéria que causa meningite
Tâmara Freire - Repórter da Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil
O Ministério da Saúde abre, nesta quinta-feira (31), consulta pública sobre a incorporação da vacina meningo B no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante previne contra a infecção pela bactéria meningococo do tipo B, que é a mais prevalente entre as causadoras de doença meningococica. A vacina já está disponível no sistema privado de saúde. Já o Sus disponibiliza imunizantes contra outros quatro sorotipos: A, C, W e Y.

O meningococo é transmitido pelo ar e a principal consequência grave é a meningite meningocócica, inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, que pode evoluir com muita rapidez e até levar ao óbito. Somente este ano, o Brasil registrou 2357 casos de meningite do tipo bacteriana, com 454 mortes. Além da alta letalidade, entre 10% e 20% dos sobreviventes desenvolvem sequelas, como surdez, amputação de membros ou comprometimentos neurológicos.

A maior parte dos registros submetidos ao Ministério da Saúde não informam a sorologia da bactéria causadora, mas pelo menos 138 casos foram causados por meningococo do tipo B, com 21 mortes. Por isso, a vacinação com a meningo B é recomendada por sociedades médicas, apesar de não fazer parte do calendário básico infantil do SUS. O imunizante deve ser aplicado em três doses, aos 3, 5 e 12 meses de idade.

Importação de carne bovina brasileira pela Argentina atinge recorde

A alta no preço por quilo impulsionou o faturamento mesmo com leve recuo no volume
Buenos Aires – Argentina – A importação de carne bovina brasileira pela Argentina somou US$ 22,71 milhões no primeiro semestre de 2025, maior valor já registrado para o período. O recorde anterior havia sido em 2020, com US$ 17,17 milhões.

Apesar do faturamento maior, o volume embarcado ficou levemente abaixo: 6,05 mil toneladas entre janeiro e junho de 2025, contra 6,16 mil em 2020. O que impulsionou o valor foi o aumento do preço médio por quilo, que subiu de US$ 2,80 em 2020 para US$ 3,80 em 2025. Mesmo assim, o valor segue abaixo da média geral das exportações brasileiras no ano, que foi de US$ 5,17 por quilo até junho. Fonte: Farmnews / COMEX

"Congresso Nacional não admite interferências na atuação dos nossos Poderes", diz Alcolumbre

Presidente do Legislativo federal e do Senado emitiu nota após EUA aplicarem Lei Magnitsky contra Moraes e Trump assinar decreto confirmando tarifaço de 50%
Presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) | Divulgação/Carlos Moura/Agência Senado
Felipe Moraes - SBT
O presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), disse nessa quarta-feira (30) que o Legislativo federal "não admite interferências na atuação dos nossos Poderes". Nota do senador foi enviada à imprensa horas após os Estados Unidos aplicarem sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), via Lei Magnitsky e Donald Trump assinar decreto confirmando tarifaço de 50% sobre exportações brasileiras, com validade a partir de 6 de agosto.

Comunicado de Alcolumbre, porém, não citou diretamente Moraes, mas abordou guerra comercial entre Brasil e EUA e missão do Senado organizada para conversar com autoridades e empresários norte-americanos.
"O Parlamento brasileiro permanece atento e unido na defesa dos interesses nacionais, sempre vigilante na proteção das nossas instituições e da soberania do país", escreveu.

O presidente do Senado também afirmou que parlamentares da Comissão Temporária Externa (CTEUA) viajaram aos EUA "para reforçar o diálogo e buscar soluções equilibradas que preservem os interesses do Brasil".
"O caminho da cooperação internacional deve prevalecer, com o objetivo de restabelecer a confiança mútua e manter a histórica parceria entre as duas nações", acrescentou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), também se manifestou ontem em nota, igualmente sem usar nome de Moraes.

"Como país soberano não podemos apoiar nenhum tipo de sanção por parte de nações estrangeiras dirigida a membros de qualquer Poder constituído da República. Isso vale para todos os parlamentares, membros do executivo e ministros dos Tribunais Superiores", disse.

Leia nota de Alcolumbre:
"O Parlamento brasileiro permanece atento e unido na defesa dos interesses nacionais, sempre vigilante na proteção das nossas instituições e da soberania do país.

Diante das recentes medidas tarifárias adotadas pelos Estados Unidos, o Senado Federal, por meio da Comissão Temporária Externa (CTEUA), tem atuado para reforçar o diálogo e buscar soluções equilibradas que preservem os interesses do Brasil. O caminho da cooperação internacional deve prevalecer, com o objetivo de restabelecer a confiança mútua e manter a histórica parceria entre as duas nações.

Reafirmo a confiança no fortalecimento das nossas instituições, entre elas o Poder Judiciário, elemento essencial para a preservação da soberania nacional, que é inegociável. O Congresso Nacional não admite interferências na atuação dos nossos Poderes.

O Parlamento acompanha de perto cada desdobramento dessa questão, em conjunto com o Executivo e o Judiciário, para assegurar a proteção da nossa economia e a defesa intransigente das instituições democráticas."

ITABUNA-BA: Município recebe primeiro Mutirão Pop Rua Jud nos dias 19 e 20 de agosto

Pela primeira vez, o município de Itabuna será sede de um Mutirão Pop Rua Jud, promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus, e pela Justiça Federal, em parceria com a Prefeitura e diversos órgãos públicos. O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto, das 9 às 17h, na Unidade Básica de Saúde José Maria de Magalhães Neto, na Praça José Bastos, no centro (antigo SESP).

O mutirão busca garantir o amplo acesso à justiça e a serviços essenciais, com base na Resolução nº 425 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A intenção é promover o exercício pleno da cidadania por meio da regularização de documentos, acesso a benefícios assistenciais, atendimento jurídico gratuito, serviços públicos e cuidados básicos de saúde. A população em situação de rua contará com preferência no atendimento. Entretanto, o evento também objetiva alcançar outros públicos em situação de vulnerabilidade.

De acordo com os coordenadores do evento, que integram o Sistema de Justiça, o projeto visa construir pontes entre o Estado e as pessoas que, historicamente, têm seus direitos mais básicos negligenciados. “O Mutirão Pop Rua Jud é uma oportunidade de atuação conjunta e coordenada para oferecer dignidade e perspectiva a quem mais precisa”, destacam.

Articulação interinstitucional – A estrutura do mutirão foi definida em reuniões prévias com todos os órgãos participantes, tendo sido ajustado que o mesmo contará com o apoio logístico da Prefeitura de Itabuna, que irá fornecer o local em o que o evento acontecerá, bem como mesas, cadeiras, acesso à internet e energia elétrica para garantir o funcionamento adequado dos atendimentos.

Além do MPF, da Justiça Federal e da Prefeitura Municipal, estão confirmadas as presenças da Justiça do Trabalho, Ministério Público do Estado da Bahia, Ministério Público do Trabalho, INSS, Receita Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Caixa Econômica Federal, além de diversos órgãos da administração pública, especialmente das áreas de saúde, assistência social e cidadania.

Jovem de 23 anos dá à luz quadrigêmeos em Salvador

Foto: Divulgação/SMS
A jovem Maria Stephanie de Jesus de Santana, de 23 anos, deu à luz quadrigêmeos – três meninos e uma menina – na Maternidade José Maria de Magalhães Netto, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador. O parto aconteceu no dia 16 de julho, segundo informações do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que administra a unidade. Maria Stephanie batizou os filhos com os seguintes nomes: Pedro Henrique, Pedro Lucas, Pedro Gael e Aurora.  *Com informações do g1

Ela mora no município de Cipó, a cerca de 260 km da capital baiana, e iniciou o acompanhamento médico na Unidade Básica de Saúde do município. Posteriormente, a jovem passou a fazer o pré-natal na Maternidade Climério de Oliveira, em Salvador.

No entanto, por conta da complexidade do caso e do alto risco, Stephanie foi transferida para a Maternidade José Maria de Magalhães Netto, onde recebeu assistência especializada até o momento do parto.

O nascimento dos quadrigêmeos foi realizado por cesariana e conduzido pela médica obstetra Micheline de Andrade Pereira Barbosa, com o apoio de uma equipe multiprofissional composta também por anestesistas, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Enfermeiro é afastado sob suspeita de dopar paciente para roubar aliança

Por Folhapress
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde
Um enfermeiro foi afastado sob suspeita de dopar um paciente e roubar sua aliança durante atendimento no Hospital Regional de Ceilândia, no Distrito Federal. Ele não teve o nome divulgado.

A SES-DF (Secretaria de Saúde do Distrito Federal) confirmou o afastamento do funcionário. Segundo a pasta, a medida foi tomada para que os fatos possam ser devidamente apurados e as providências cabíveis adotadas.

De acordo com o boletim de ocorrência, o episódio ocorreu na tarde do dia 17. A vítima, segundo o documento, afirmou que estava internada quando o funcionário informou que seria aplicada uma medicação. O caso foi comunicado à 15ª Delegacia de Polícia no último dia 22.

Após o procedimento, o paciente ficou desacordado e, ao despertar, notou que sua aliança havia sido roubada.

A Polícia Civil informou que investiga a suspeita de que o enfermeiro tenha utilizado o medicamento para dopar o paciente e pegar a joia. Via BN

Mulheres respondem por 60% das inscrições para o Concurso Nacional Unificado 2

Concurso inova ao adotar paridade de gênero na prova discursiva para promover inclusão. Para o Ministério da Gestão, estratégia i aponta novos rumos para o serviço público
Agência Gov | via MGI
Rovena Rosa/Agência Brasil
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) consolida-se como uma das maiores e mais inovadoras seleções públicas da história do Brasil. Com 761.528 inscrições homologadas, o certame avança em sua proposta de ampliar o acesso ao serviço público federal com representatividade social, territorial e de gênero: as mulheres representam 60% das pessoas inscritas e são maioria entre os inscritos em todas as regiões do país.

Coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o concurso abrange 32 órgãos e entidades da administração pública federal, com provas previstas para 5 de outubro (objetiva) e 7 de dezembro (discursiva), em 228 cidades de todos os estados e no Distrito Federal.

Os dados confirmam um movimento potente: ao todo, o CPNU 2 registrou 456.300 candidatas, frente a 305.180 homens. Outros 48 candidatos se identificaram com o campo "não especificado" em sua base cadastral. 

A presença feminina se destaca nos seguintes blocos:
Bloco 1 – Seguridade Social: 104.240 mulheres (82% do total)
Bloco 2 – Cultura e Educação: 49.812 mulheres (71%)
Bloco 8 – Saúde (Intermediário): 30.366 mulheres (82%)
Bloco 5 - Administração: 104.198 mulheres (60%)
Bloco 7 - Justiça e Defesa: 30.833 mulheres (57%)

Os blocos 6 e 9 apontam um equilíbrio maior no número de inscritos por gênero. No Bloco 6 – Desenvolvimento Socioeconômico, as mulheres representam 48% das inscrições, com 21.354 candidatas frente a 23.082 homens. Já no Bloco 9 – Regulação (nível intermediário), que registrou o maior número de inscrições do concurso, a distribuição ficou praticamente empatada: 88.062 mulheres e 89.521 homens. Mais na agenciagov

Dorgival Dantas relembra fome na infância e conquista como ícone do forró

Foto: Divulgação
“Sete dos meus irmãos morreram de fome.” Com essa frase direta e dolorosa, o cantor Dorgival Dantas resume os traços mais profundos de uma infância marcada pela miséria no sertão potiguar. Natural da cidade de Olho-d’Água do Borges (RN), nascido em 1971, ele cresceu enfrentando privações extremas. “Passei dias só com água e açúcar para enganar o estômago”, relembrou. Antes de alcançar o sucesso, tentou de tudo: vendeu produtos na rua, recolheu lixo reciclável e chegou até a raspar barba com navalha para garantir comida em casa. Com informações do Correio24Horas.

Sem ter sequer um instrumento próprio, aprendeu a tocar sanfona com o pai. As primeiras composições vieram escritas às pressas, em cadernos velhos, folhas soltas e até papel higiênico. Aos 17 anos, deu início à carreira musical no Grupo Show Terríveis, em Natal, e depois integrou a banda da dupla Sirano & Sirino. A consagração veio anos mais tarde, com o lançamento do álbum “O Homem do Coração”, em 2006. Foi com ele que músicas como “Você Não Vale Nada” e “Declaração” explodiram em todo o país, abrindo portas e rendendo parcerias com nomes como Aviões do Forró, Jorge & Mateus e Michel Teló.

Em 2024, a trajetória de luta e sucesso de Dorgival ganhou mais um marco: ele foi nomeado Embaixador do Turismo do Rio Grande do Norte. O título simboliza não apenas o reconhecimento de sua contribuição à cultura nordestina, mas também a inspiração que ele representa para milhares de brasileiros que, como ele, carregam as marcas da superação. Da fome à consagração nacional, Dorgival se transformou em uma das vozes mais respeitadas do forró contemporâneo.

Copa do Brasil 2025: Corinthians vence Palmeiras no clássico, Bahia e Fluminense saem na frente

Por Thiago Tolentino - /BN
Fotos: Maurícia da Matta/BN | Cesar Greco/Palmeiras | Lucas Merçon/Fluminense
A rodada de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2025 reuniu dez equipes em campo, com resultados variados nesta quarta-feira (30). Os primeiro cenários para a sequência do torneio já foram desenhados.

O destaque do dia ficou por conta do clássico paulista, disputado na Neo Química Arena, onde o Corinthians recebeu o Palmeiras e saiu na frente com vitória por 1 a 0. O gol do jogo foi marcado pelo atacante Memphis Depay, que garantiu vantagem para o time de Dorival Júnior no confronto. A decisão da vaga será na próxima quarta-feira (6), às 21h30, no Allianz Parque.

Outro clube que abriu vantagem foi o Fluminense, que bateu o Internacional por 2 a 1 com dois gols do ex-Bahia Everaldo, em pleno Beira-Rio, em Porto Alegre. A partida de volta será também na quarta, no Maracanã, às 21h30.

Quem também venceu foi o Bahia, que em jogo movimentado superou o Retrô por 3 a 2 na Arena Fonte Nova. Lucho Rodríguez foi o grande nome da noite, marcando dois gols. Os times voltam a se enfrentar na quarta, às 19h30, na Arena Pernambuco, com o Tricolor de Aço jogando pelo empate.

Já os duelos entre CSA x Vasco e CRB x Cruzeiro terminaram sem gols. O embate entre alagoanos e cariocas aconteceu no Estádio Rei Pelé, enquanto mineiros e alagoanos mediram forças no Mineirão. Ambos os confrontos de volta estão marcados para a próxima quinta-feira (7) de agosto: CSA e Vasco jogam às 20h, em São Januário, e CRB e Cruzeiro às 21h, novamente no Rei Pelé.

Fechando a sequência dos jogos de ida das oitavas, nesta quinta-feira (31), o Flamengo recebe o Atlético Mineiro no Maracanã às 21h30, enquanto São Paulo e Athletico Paranaense se enfrentam às 19h30, no MorumBIS.

Vulcão entra em erupção após terremoto atingir oriente da Rússia

Redes sociais
O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a costa da Rússia nesta quarta-feira (30) continua provocando reflexos pelo mundo. Horas após o tremor, o vulcão Klyuchevskaya Sopka, o mais alto e ativo da Eurásia, entrou em erupção.  Via Alô Alô Bahia

A informação foi confirmada pelo Serviço Geofísico da Rússia, que publicou imagens impressionantes no Telegram. Nos registros, é possível ver lava derretida escorrendo pela encosta oeste do vulcão, além de clarões e fortes explosões.

“O Klyuchevskoi está em erupção neste momento”, anunciou o órgão. “Há um brilho intenso acima do vulcão e explosões visíveis”, completou o serviço, sem informar os danos.

Apesar da proximidade entre os eventos, o serviço geológico russo não estabeleceu uma ligação direta entre o terremoto e a erupção, embora ambos tenham ocorrido na mesma região.

Com 4.750 metros de altitude, o Klyuchevskoi é o vulcão mais alto da Eurásia e um dos maiores entre os ativos no mundo. Ele faz parte de um grupo de aproximadamente 30 vulcões ativos localizados na região de Kamchatka.

Presidente do STF defende Justiça brasileira e se solidariza com Moraes

O comunicado oficial foi divulgado na noite desta quarta-feira (30)
Neison Cerqueira - bahia.ba/justica
Foto: Carlos Moura/STF
O STF (Supremo Tribunal Federal) se posicionou de forma oficial sobre as sanções aplicadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao ministro da Corte, Alexandre de Moraes. A mais recente, a Lei Magnitsky.

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, reagiu à ofensiva do governo americano. “O julgamento de crimes que implicam atentado grave à democracia brasileira é de exclusiva competência da Justiça do país, no exercício independente do seu papel constitucional”, inicia a nota.

O magistrado reforçou que encontra-se em curso “ação penal em que o Procurador-Geral da República imputou a um conjunto de pessoas, inclusive a um ex-Presidente da República, uma série de crimes, entre eles, o de golpe de Estado”.

A nota reafirma que “no âmbito da investigação, foram encontrados indícios graves da prática dos referidos crimes, inclusive de um plano que previa o assassinato de autoridades públicas”. ” Todas as decisões tomadas pelo relator do processo foram confirmadas pelo Colegiado competente”, completa o comunicado.

Por fim, Barroso garante o papel da Suprema Corte e se solidariza com Moraes. “O Supremo Tribunal Federal não se desviará do seu papel de cumprir a Constituição e as leis do país, que asseguram a todos os envolvidos o devido processo legal e um julgamento justo. O Tribunal manifesta solidariedade ao Ministro Alexandre de Moraes”, conclui o comunicado.

Sanções contra Moraes

Idosa perdeu mais de R$ 70 mil após cair em "golpe do amor" no Distrito Federal

A mulher, de 63 anos, acreditava estar em um relacionamento com um viúvo italiano que dizia trabalhar em uma plataforma marítima e ter uma filha com câncer
Golpe do amor | Freepik
Vanessa Vitória - SBT
Uma idosa, de 63 anos, perdeu mais de R$ 70 mil após cair no chamado "golpe do amor". A moradora de Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal, preferiu não ser identificada na reportagem. Como acontece nesse tipo de crime, ela conheceu o golpista pela internet.

Ela conta que, nas redes sociais, ele dizia se chamar Lian Noah, de 59 anos. Costumava publicar posts no trabalho, uma plataforma marítima, e até com uma suposta filha, chamada Rose. Mas ela descobriu que a imagem utilizada pelo bandido é de um homem real que mora na Turquia e não sabe que as fotos dele estão sendo usadas para o crime.

O suposto relacionamento amoroso virtual dos dois durou pouco mais de três meses.
"Eu nunca sigo ninguém, eu fui lá e cliquei e comecei a seguir e, com três dias, a gente já estava conversando e trocando juras de amor… Dizendo que tinha se apaixonado por mim, que ele tava querendo morar no Brasil, que tinha uma filha e que eu ia ser mãe da menina", afirmou a vítima.

De acordo com o golpista, a garotinha estava com câncer e precisava da ajuda da mulher para seguir com o tratamento. Para garantir distração para a garota, a mulher chegou a comprar dezenas de cartões de jogos de videogame.

"Era (sic) três ou quatro vezes por semana, eu ia para shopping comprar uns cartões pra mandar pra menina, eu tenho os cartões tudinho, que eu raspava o código e mandava para a suposta menina, filha dele. Ela tinha que jogar porque estava doente de câncer e tinha que ser feliz porque se não ia ficar depressiva", relembrou.

"Há outra crise pior que pode nos atingir nos próximos 90 dias", diz senador brasileiro da missão aos EUA

Após três dias em Washington, delegação brasileira afirmou ter sido alertada sobre lei que pode impor sanções a países que negociem com a Rússia
Senadores brasileiros fazem balanço de reuniões em Washington para reverter tarifaço. | SBT News
Patrícia Vasconcellos - SBT
A comitiva de senadores que chegou aos Estados Unidos no fim de semana já está a caminho do Brasil. Em uma coletiva de imprensa na embaixada brasileira na manhã desta quarta-feira (30) os oito parlamentares que formam a missão fizeram um balanço da viagem. "Saímos com a sensação de dever cumprido", disse Tereza Cristina (PP - MS).

Segundo o senador Carlos Viana (Podemos - MG), além da reabertura de diálogo com o parlamento norte-americano, o grupo leva ao Brasil um recado: "Há outra crise pior que pode nos atingir nos próximos noventa dias", disse. Viana afirmou que tanto Republicanos quanto Democratas citaram uma lei que deve chegar ao Congresso com sanções automáticas para países que negociam com a Rússia. "Será uma decisão do Congresso americano, então o Brasil tem tempo para se preparar para buscar consenso e diálogo, como não teve tempo agora nas tarifas do dia 1º de agosto", afirmou Viana, pontuando que a política externa brasileira foi avisada de que o país pode ser atingido com algo mais forte. Mais no sbtnews

Deputado italiano diz sofrer ameaças por ter localizado Zambelli

Angelo Bonelli informou à polícia de Roma o endereço onde a congressista brasileira estava hospedada
Foto: Reprodução/Aliança Global para a Palestina
O deputado italiano Angelo Bonelli afirmou ter recebido ameaças e mensagens de morte depois de fornecer às autoridades italianas o endereço onde a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) estava hospedada em Roma. A parlamentar brasileira foi localizada e presa na noite desta terça-feira (29) em um apartamento no bairro Aurélio, na capital italiana.

“Tenho recebido mensagens de ameaça nas redes sociais, inclusive mensagens de morte, em relação a este caso. Agora caberá à justiça italiana decidir, e depois caberá ao governo decidir sobre a extradição de Zambelli”, escreveu Bonelli em nota à imprensa.

Segundo o parlamentar, por volta das 18h40 no horário local (13h40 de Brasília), ele recebeu informações sobre o endereço de Zambelli. Pouco mais de uma hora depois, às 19h50 (14h50 no Brasil), informou o endereço dela para a Polícia nacional, representada pelo Delegado de Polícia de Roma. Às 21h (16h de Brasília), a polícia nacional identificou Carla Zambelli que estava no endereço que havia fornecido a Polícia.

O PL, partido de Carla Zambelli, divulgou nota de solidariedade à parlamentar e reforçou a versão da defesa de que houve entrega voluntária às autoridades italianas. A defesa mencionou pedido de asilo político, mas não há definição se será aceito pelas autoridades italianas. Por: Metro1 

Painel Enem 2025 detalha inscrições no exame

Ao todo, 4,8 milhões de inscritos estão confirmados. Painel divulgado nesta quarta-feira (30) traz quantitativo de inscrições por região e município, além de gênero e faixa etária dos estudantes, entre outros dados
Foto: Divulgação/MEC
Aedição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 4.811.338 inscrições confirmadas, sendo 1.811.524 de alunos concluintes do ensino médio. O dado consta no Painel Enem 2025, divulgado nesta quarta-feira, 30 de julho, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A plataforma interativa apresenta recortes como o número de inscrições por município e região, além do perfil dos estudantes. Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep

Confira alguns dos dados disponíveis: número de inscrições; número de inscrições confirmadas; situação dos participantes em relação ao ensino médio, incluindo concluintes da rede pública – principal público-alvo do exame; número de isentos da taxa de inscrição e de pagantes; número de mulheres ou homens; cor/raça; faixa etária.

A ferramenta possibilita, ainda, a aplicação e a sobreposição de filtros. Na aba “Geral”, ao clicar sobre cada uma das barras que trazem as inscrições confirmadas dos estados, o usuário verá as demais informações segmentadas por unidade federativa. Desse modo, é possível verificar, por exemplo, qual o percentual de mulheres concluintes do ensino médio inscritas em determinado estado brasileiro.

As informações disponibilizadas no painel Enem 2025 visam promover a transparência a respeito do exame e possibilitar análises por organizações da sociedade civil; gestores educacionais; pesquisadores e imprensa.