> TABOCAS NOTICIAS : Ucrânia ataca ponte da Crimeia com explosivos subaquáticos

.

.

terça-feira, 3 de junho de 2025

Ucrânia ataca ponte da Crimeia com explosivos subaquáticos

Ataque com 1.100 kg de explosivos deixou estrutura da Ponte de Kerch em estado crítico, segundo autoridades ucranianas
SBT News
O Serviço de Segurança da Ucrânia atacou a ponte da Crimeia na madrugada desta terça-feira (3), utilizando explosivos subaquáticos. Imagens divulgadas pelo Ministério da Defesa da Ucrânia mostram o momento da detonação, que, segundo o governo, causou danos significativos aos pilares da estrutura. * Com informações da Associated Press

De acordo com comunicado divulgado na plataforma X, foram utilizados 1.100 kg de explosivos no ataque. A ponte, segundo a nota, está em “estado de emergência”. Ainda conforme o ministério, a operação demandou meses de planejamento e execução.

“A operação durou vários meses. Os agentes do Serviço de Segurança da Ucrânia plantaram explosivos nos suportes desta estrutura ilegal. E hoje, às 4h44, sem nenhuma vítima civil, o primeiro dispositivo explosivo foi detonado! Os pilares subaquáticos da ponte foram severamente danificados no fundo do mar — devido a 1.100 kg de explosivos equivalentes a TNT. Como resultado, a ponte está agora em estado crítico”, afirma o comunicado oficial.

As autoridades russas informaram que a ponte foi fechada para o transporte a partir das 15h (horário local), mas não forneceram mais detalhes sobre a situação no local.

O ataque à Ponte de Kerch ocorre dois dias após a operação Spiderweb, conduzida pela Ucrânia com drones, que danificou dezenas de bombardeiros estratégicos em território russo.

Inaugurada em 2018 pelo presidente Vladimir Putin, a ponte é considerada estratégica por ligar a Crimeia ao território russo. Esta foi a terceira ofensiva ucraniana contra a estrutura.

A primeira aconteceu em outubro de 2022, quando um caminhão-bomba vindo da Rússia explodiu uma das seções da ponte. Em julho de 2023, drones marítimos ucranianos destruíram outras duas seções. Após esses episódios, a Rússia realizou reparos e reforçou a segurança da ponte com barcaças de proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário