A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou dados que mostram que 90% da população brasileira já têm acesso à telefonia móvel.

O levantamento também aponta que 4.363 municípios do país contam com infraestrutura de fibra óptica, o que garante mais velocidade, estabilidade e eficiência energética na prestação de serviços de telecomunicações.
Outro destaque é a expansão da tecnologia 5G, já presente em cerca de 1,3 mil municípios. Segundo a Anatel, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deve levar a nova geração de internet móvel a mais 5,5 mil cidades. O programa também prevê a ampliação do 4G para 6,8 mil distritos, vilas e áreas rurais, ajudando a reduzir desigualdades no acesso à conectividade.
Apesar dos avanços, o secretário de Telecomunicações da Anatel, Hermano Tercius, ressalta que ainda há desafios pela frente, principalmente devido à extensão territorial do país e às regiões de difícil acesso. “Nosso principal desafio é garantir conectividade de qualidade, ao mesmo tempo em que avançamos em indicadores como o letramento digital”, afirmou.
Pesquisa mostra satisfação
A Anatel também divulgou os resultados da 10ª edição da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, realizada com 64 mil consumidores entre julho e novembro de 2024. O levantamento avaliou os serviços de telefonia fixa e móvel, internet fixa e TV por assinatura.
De acordo com a pesquisa, mais de dois terços dos usuários se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços. Por outro lado, pouco mais de 10% relataram estar insatisfeitos.
A rede 4G segue sendo a mais usada, mas a percepção de uso do 5G cresceu entre os consumidores dos planos pré e pós-pagos.
Cerca de 78% dos usuários de internet fixa utilizam fibra óptica.
Dos clientes de telefonia fixa, 16% ainda usam o telefone fixo como principal meio para chamadas dentro de casa, especialmente pessoas mais velhas, com menor renda e, em sua maioria, mulheres.
Já entre os assinantes de TV por assinatura, 67% dizem assistir aos canais todos os dias.
A pesquisa foi feita com clientes de operadoras como Claro, Vivo, Tim, Oi, Sky, Brisanet, Algar, entre outras. Os dados completos estão disponíveis no portal da Anatel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário