> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Prefeitura avança com as obras de implantação de saneamento no Lomanto

segunda-feira, 14 de abril de 2025

ITABUNA-BA: Prefeitura avança com as obras de implantação de saneamento no Lomanto

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), retomou as obras e serviços de esgotamento sanitário no Lomanto e Novo Lomanto no ano passado, depois de o projeto ter sido paralisado por 12 anos. A implantação da rede de coleta de esgoto continua avançando.

Apesar das dificuldades enfrentadas, como as condições climáticas desfavoráveis, com períodos intensos de chuva, ajustes no projeto originário devido ao surgimento de novas ruas e ao aumento demográfico da região, a execução das obras e serviços continua firme.

Com o investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PACÃO) do Governo Federal, lançado em 2010, as obras e serviços de esgotamento sanitário já beneficiaram localidades como Jorge Amado, Nova Itabuna, Maria Matos/Rua de Palha, Manoel Leão e Santa Catarina.

No primeiro mandato, sempre preocupado com as melhorias e bem-estar da população, o prefeito Augusto Castro (PSD) assumiu o compromisso de retomar as obras e serviços e para isso dedicou seus esforços junto à Caixa Econômica Federal à retomada do projeto.

Com isso, busca levar mais dignidade aos moradores daquela localidade, através da continuação das obras e serviços de saneamento. Como a reprogramação, as obras e serviços já favoreceram mais de 10 mil pessoas.

Segundo o Analista de Infraestrutura e Urbanismo da SIURB, Raul Silva, desde que as obras foram retomadas, o projeto também teve que ser reajustado para a realidade dos bairros, pois, além das condições do solo, exige cuidados devido à quantidade de pedras o que dificulta as escavações. Além disso, houve a necessidade de readequação do orçamento.

Contudo, ele ressalta que mesmo diante dos atuais desafios as obras seguem evoluindo. Ainda de acordo com o Analista, o projeto prevê a execução de 4.513,31 metros de rede coletora.

“A Prefeitura também está trabalhando nas questões referentes à implantação das estações elevatórias (estrutura que bombeia o esgoto para as estações de tratamento), que no Lomanto totalizam três”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário