Foto: Reprodução/Redes Sociais
O ex-prefeito da cidade de Rosário, no interior do Maranhão, Calvet Filho (Republicanos) foi acusado de intolerância religiosa após proferir comentários contra o atual prefeito da cidade, Jonas Magno (PDT). “Quem entregou a faixa ao prefeito foi um macumbeiro, umbandista. Consagrando a cidade de Rosário a Satanás”, afirmou o ex-prefeito. Via BN
A declaração faz referência a posse de Magno, que contou com a presença de Zé Ribeiro, líder do Tambor de Crioula, do povoado de Miranda, na mesma cidade. A fala foi feita no dia 8 de janeiro, durante desabafo em que Calvet acusa a atual gestão de perseguição por embargar uma obra particular sua.
O prefeito Jonas Magno publicou, em suas redes sociais, um vídeo repudiando a fala e prestando apoio ao líder religioso. “É inadmissível que crimes de intolerância ainda aconteçam”, afirmou o prefeito. O caso foi registrado na Polícia Civil (PC) como prática de discriminação ou preconceito de religião.
EX-PREFEITO ACUSADO DE BENEFICIAR AMANTE
Em 2024, Calvet foi acusado pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) de beneficiar a sua amante em um esquema de ‘rachadinha’ na prefeitura. Nayara Nunes era empregada como assistente técnica da Secretaria de Finanças, recebendo um salário de 3 mil reais, do qual metade seria repassada a sua prima Rosana, suposta amante do prefeito.
Segundo o Ministério Público, Nayara não possuía experiência para o cargo e os investigadores também suspeitam que ela não trabalhava de fato. A estimativa é de que, ao todo, foram desviados R$ 64,5 mil no esquema entre maio de 2022 e 2024, quando o esquema foi descoberto.
Antes de Nayara, era a suposta amante, Rosana, quem ocupava um cargo na prefeitura, até o mês de abril de 2022, quando teriam surgido rumores e boatos de que ela mantinha um relacionamento com o prefeito. No mês seguinte, a sua prima foi nomeada para outro cargo na administração.
Em agosto de 2023, Rosana abriu um Boletim de Ocorrência (BO) contra a esposa e a sogra de Calvet Filho. O documento relatava que as mulheres invadiram a sua casa enquanto ela estacionava um carro na garagem para insultá-la e agredi-la fisicamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário