Foto: Reprodução/ Redes Sociais
O acordo de cessar-fogo entre Israel e o movimento islâmico Hamas entrou em vigor na manhã deste domingo (19/1), na Faixa de Gaza. A trégua estabelece uma pausa nos confrontos e prevê, no primeiro dia, a liberação de três reféns mantidos pelo Hamas e 90 presos palestinos sob custódia de Israel.
O início da trégua, previsto para as 3h30 (horário de Brasília), foi atrasado em quase três horas devido a dificuldades técnicas na entrega da lista de reféns que seriam liberados pelo Hamas. O cessar-fogo foi confirmado por Israel às 6h, após a entrega dos nomes das três reféns iniciais: Doron Steinbrecher, 31 anos; Emily Damari, 28; e Romi Gonen, 24.
A guerra mais recente entre Israel e o Hamas teve início em 7 de outubro de 2023, quando o grupo islâmico realizou um ataque no sul de Israel, sequestrando mais de 200 pessoas e matando ao menos 1.139 civis, incluindo em um festival de música rave. Desde então, o conflito causou grandes perdas humanas, com 46.913 palestinos mortos e 110.750 feridos, de acordo com a Al Jazeera.
Neste domingo, três reféns israelenses deverão ser liberadas pelo Hamas, com outras 30 pessoas previstas para os próximos dias. Israel se comprometeu a libertar 90 mulheres e crianças palestinas ainda hoje. O Hamas aguarda a lista oficial com os nomes.
Antes da confirmação do cessar-fogo, Israel realizou ataques em Gaza, matando ao menos 19 palestinos, segundo a Al Jazeera. A ação ocorreu devido ao atraso na entrega da lista dos reféns pelo Hamas. Via BN
Nenhum comentário:
Postar um comentário