Falência de órgãos e pancreatite podem estar ligados ao Uso de Tirzepatida, recém-aprovada no Reino Unido
Foto: Reprodução/Freepik
Susan McGowan, uma enfermeira de 58 anos residente em North Lanarkshire, na Escócia, teve sua morte relacionada ao uso de tirzepatida, medicamento aprovado recentemente no Reino Unido para perda de peso. Por Folha de São Paulo
McGowan, que adquiriu o medicamento de uma farmácia online registrada e seguiu orientação médica, iniciou o tratamento com duas injeções de baixa dosagem em um intervalo de duas semanas, mas faleceu em 4 de setembro.
O atestado de óbito de McGowan cita falência múltipla de órgãos, choque séptico e pancreatite, apontando o uso da tirzepatida, vendida como Mounjaro, como um fator contribuinte. Após a segunda dose, ela começou a sentir dores intensas no estômago e enjoos, sendo levada ao pronto-socorro. Seus colegas de trabalho tentaram reanimá-la, mas não tiveram sucesso.
Jade Campbell, sobrinha de McGowan, declarou que a tia não tinha histórico de problemas de saúde, o que tornou o falecimento ainda mais surpreendente e doloroso.
A tirzepatida foi aprovada pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde do Reino Unido (MHRA) para controle do apetite, auxílio na perda de peso e controle glicêmico em pacientes com diabetes tipo 2.
Alison Cave, diretora de segurança da MHRA, afirmou que a segurança dos pacientes é uma prioridade e que os benefícios do medicamento superam os riscos conhecidos, desde que sejam seguidas as orientações de uso. A MHRA segue monitorando cuidadosamente possíveis efeitos adversos, especialmente em função deste caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário