A vacinação em cães e gatos contra a raiva no final de semana no Ribeirão Seco e Ribeirão dos Cachorros, na zona rural, foi decisiva para que o município imunizasse mais de 22 mil animais em Itabuna, o equivalente a 73% da meta.
“Estamos chegando cada vez mais perto das 30 mil doses recomendadas pela Secretaria de Saúde da Bahia”, afirma confiante a chefe da Coordenação de Endemias, Lucimar Ribeiro.
A vacinação iniciada no final do mês passado continua nesta terça-feira, dia 22, nas praças dos bairros Monte Cristo, Antique e Corbiniano Freire com as equipes da Divisão de Controle de Zoonoses.
Já os Agentes de Controle de Endemias (ACE) promovem busca ativa durante a semana em áreas ainda não foram contempladas com a presença dos profissionais que atuam na Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. Nesta segunda, atua nos bairros Sarinha Alcântara, Vila Anália e Gogó da Ema.
Além da busca ativa nas casas, outras equipes também vão direcionar a atenção a partir desta semana, para as ONGs e as não formalizadas que cuidam de animais, por meio de agendamento prévio.
A diretora do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ), Ellen Gleicer Lima Santos, informou que levar a vacinação para as instituições e cuidadores de animais é uma prática comum nas campanhas de vacinação antirrábica no município.
Ela disse também que a vacinação continua disponível, diariamente, na sede provisória do DCZ, na antiga base do SAMU-192, na Rua das Nações Unidas, próximo à Catedral de São José, no centro da cidade.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, reforçou a importância da vacinação antirrábica que garantirá a saúde dos animais e de seus cuidadores e donos. Ela lembrou que a raiva, além de ser uma questão de saúde pública, é fatal tanto para o animal quanto para o homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário