Por Leonardo Almeida / BN
Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado
A pesquisa “Arko Advice” apontou que 60,71% dos senadores acreditam que a Reforma Tributária será promulgada ainda neste ano. Segundo o levantamento, a mesma porcentagem também prevê que a matéria será votada dentro da Casa Legislativa até o mês de outro. O relatório foi publicado nesta terça-feira (22).
De acordo com o cronograma do relator do projeto no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), o parecer da Reforma Tributária deve ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Casa até o dia 4 de outubro. Depois desta etapa, o texto ainda precisa passar por votação no Plenário, em dois turnos.
Ainda segundo o relatório, ele também apontou que 68% dos senadores são favoráveis à redução da chamada “lista de exceções”. A equipe econômica do governo tem defendido a diminuição alegando que quanto maior ela for, maior terá que ser o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) sobre a população.
Entre os setores beneficiados pela lista estão produtos agropecuários, aquícolas, pesqueiros, florestais e extrativistas vegetais in natura. Também constam produções artísticas, culturais, jornalísticas e audiovisuais nacionais. E ainda atividades desportivas e produtos de higiene pessoal, entre outros.
Para a pesquisa, foram entrevistados 28 senadores de 11 partidos políticos, respeitando o critério da proporcionalidade partidária. As entrevistas foram realizadas entre os dias 7 de março e 17 de agosto de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário