> TABOCAS NOTICIAS : Com convulsão no país vizinho, triplica entrada de venezuelanos na fronteira com Brasil

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Com convulsão no país vizinho, triplica entrada de venezuelanos na fronteira com Brasil

Somente na terça-feira, 848 venezuelanos entraram no país; a média de entrada é de 250 a 300
Adriana Mendes e Jussara Soares
Venezuelanos cruzam fronteira com o Brasil levando mantimentos Foto: Nelson Almeida / AFP

BRASÍLIA - No primeiro dia de conflito entre opositores liderados por Juan Guaidó e apoiadores de Nicólas Maduro , a imigração de venezuelanos na fronteira do Brasil praticamente triplicou. Apenas na terça-feira, 848 pessoas entraram no país. A média diária é de 250 a 300 entradas, segundo informações da Casa Civil. Houve um total de 121 pedidos de refúgios. https://oglobo.globo.com/mundo

O presidente Jair Bolsonaro atendeu o pedido de asilo político de 25 militares venezuelanos . O presidente informou hoje que os militares ainda não conseguiram chegar ao prédio da embaixada brasileira em Caracas.

- Não conseguiram entrar na embaixada porque, como temos visto por parte da ditadura, existem cordões de isolamento para que não cheguem na embaixada com muita facilidade - disse Bolsonaro, após reunião com os ministros para discutir a crise no país vizinho. 

O governo editou uma medida provisória que libera R$ 223,8 milhões para Operação Acolhida. Segundo o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, já foram interiorizados quase 6 mil venezuelanos. Ele informou que o dinheiro da operação acabou em março e a MP é um complemento para dar continuidade ao trabalho por mais um ano.

- A operação é um sucesso reconhecido internacionalmente e tem três fases. Tem o regramento da fronteira, que está sendo muito bem feito. Tem a segunda fase, que é o acolhimento. E a terceira fase que é a interiorização dos venezuelanos que estão em Boa Vista. Nos preocupa que tem aumentado o número na segunda fase ( de acolhimento) - afirmou o ministro da Defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário