Golnar Motevalli**Da Bloomberg**Apu Gomes/ Folhapress
noticias.bol.uol.com.br
O Conselho Nacional do Ciberespaço do Irã aprovou medidas para bloquear o Instagram, segundo declarações de Javad Javidnia, do Ministério Público do país
As autoridades iranianas se preparam para bloquear o acesso ao Instagram, estendendo a repressão às redes sociais à última plataforma ainda disponível.
O Conselho Nacional do Ciberespaço aprovou medidas para bloquear o serviço, segundo declarações de Javad Javidnia, responsável por assuntos sobre ciberespaço do Ministério Público do país, publicadas pelo jornal semioficial Donya-e Eqtesad. O Instagram se somaria a Twitter, Facebook, YouTube e Telegram, já banidos na república islâmica supostamente por razões de segurança nacional.
Apesar das restrições, iranianos como o líder supremo Ali Khamenei, o presidente Hassan Rouhani e o ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, continuam usando os serviços, amplamente acessíveis por meio de servidores proxy. A conta verificada de Rouhani no Twitter tem mais de 800.000 seguidores.
Javidnia disse que os esforços para filtrar o Instagram não funcionaram. Apesar de as autoridades judiciais e políticas envolvidas ainda não terem chegado a um consenso a respeito da proibição do website, o Ministério Público pode tomar uma decisão unilateral a respeito, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário