Luciano Nagel***Colaboração para o UOL, em Porto Alegre
Pacientes do Hospital Santa Casa de Porto Alegre são os primeiros da América Latina a ter ajuda de um aparelho de reabilitação robótica para voltar a caminhar. Disponível para atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o equipamento Erigo ajuda pessoas com problemas neurológicos ou sofreram acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo, a se recuperar de forma mais rápida.
A tecnologia está disponível no hospital desde o mês passado e já foi testada em cinco pacientes.
"Na oitava sessão, já me sentia 70% melhor", diz o aposentado Emílio Schneider, 50, que sofre de neuropatia motora. O problema dificulta movimentos - e o equipamento ajuda a recuperá-los.
"A sensação de caminhar e ficar e pé para quem não consegue é um avanço muito grande. As pessoas têm de imediato a percepção do resultado do tratamento. Eles (pacientes) ficam muito satisfeitos", disse ao UOL o coordenador de fisioterapia do hospital, Rodrigo Plentz.
Santa Casa / Divulgação
Aparelho dá suporte e estímulo para paciente voltar a caminhar
O aparelho funciona como uma maca na vertical, que dá apoio ao paciente e o coloca em pé. Ao mesmo tempo, simula movimentos de caminhada e envia estímulos elétricos aos músculos, ajudando na contração dos membros inferiores.
Fisioterapeutas vieram da Espanha para treinar os profissionais do hospital gaúcho.
"Estamos acostumados a fazer reabilitação nos pacientes e usar eletroestimulação, mas a associação desta prancha ortostática que estimula a movimentação dos membros inferiores por meio da eletroestimulação nos deu um resultado satisfatório e superior em vários aspectos, principalmente no controle motor precoce", disse Plentz. LEIA TUDO AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário