Niclas Rolander**Divulgação/Volvo
Caminhão de lixo da Volvo
Dentro de poucos meses, a gigantesca fabricante de caminhões sueca Volvo entregará seu primeiro modelo totalmente elétrico. O veículo de oito rodas movido a bateria percorrerá as ruas da cidade portuária de Hamburgo, no norte da Alemanha, coletando lixo.
O CEO Martin Lundstedt espera avançar devagar na implementação inicial, mas vê o projeto como um prenúncio da rápida proliferação dos caminhões movidos a bateria para transportar mercadorias e lixo em ambientes urbanos.
Há uma disputa em andamento entre grandes fabricantes de caminhões como Daimler e Scania, iniciantes como a Tesla e empresas chinesas para o desenvolvimento de veículos de carga elétricos. O sucesso em Hamburgo colocaria a Volvo em posição mais firme em um mercado emergente tão difícil de avaliar que até gerou piadas entre os executivos.
"O que vemos agora é o início de uma mudança que vai acelerar rapidamente", disse Lundstedt, em entrevista na sede de Gotemburgo, na Suécia, da segunda maior fabricante de caminhões do mundo fora da China.
Chegar à tecnologia certa para os carros de passageiros elétricos é um desafio, mas ainda mais difícil é projetar veículos capazes de transportar cargas muito mais pesadas por longas distâncias sem a necessidade de um oneroso período de inatividade para recarregar.
Em um esforço inicial, a Volvo se concentra em transportar cargas relativamente mais leves pelas cidades. No início do ano, a empresa sueca lançou dois modelos e Lundstedt prevê que "muito mais" de um quarto dos caminhões vendidos para uso urbano provavelmente funcionará com eletricidade dentro de cinco anos. Leia mais em https://noticias.bol.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário