> TABOCAS NOTICIAS : Líder catalão critica rei e pede mediação, mas mantém planos de independência

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Líder catalão critica rei e pede mediação, mas mantém planos de independência

Reuters
O presidente da Catalunha Carles Puigdemont voltou a afirmar nesta quarta-feira (4) que irá declarar independência da região

O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, voltou a pedir, nesta quarta-feira (4), por uma mediação internacional para a disputa da região com o governo espanhol e afirmou que irá declarar a independência da região nos próximos dias, respeitando o resultado do referendo realizado no último domingo.

"Este momento exige mediação. Recebemos várias ofertas nas últimas horas e receberemos mais. Todos sabem que estou pronto para iniciar um processo de mediação", afirmou o líder catalão, em discurso televisionado.

"Vou repetir tantas vezes quanto for necessário: diálogo e acordo fazem parte da cultura política do nosso povo. No entanto, o Estado não deu nenhuma resposta positiva a essas ofertas."

O governo espanhol, no entanto, rejeitou o pedido de mediação internacional enquanto o presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, continuar ameaçando declarar a independência. "Se o senhor Puigdemont quer falar ou negociar, ou quer enviar mediadores, sabe perfeitamente o que deve fazer antes: voltar ao caminho da Lei, que nunca deveria ter abandonado", afirmou um comunicado do governo.

É esperado que Puigdemont declare independência na próxima segunda (9), quando deve comparecer perante o Parlamento catalão para avaliar os resultados do referendo. "Em função do desenvolvimento da reunião, poderia ocorrer a declaração de independência", explicou uma fonte do governo regional.

Puigdemont também criticou o rei Filipe 6°, dizendo que ele decepcionou muitos catalães que esperavam que ele estivesse "aberto ao diálogo e à concórdia". Em pronunciamento televisivo na terça-feira (3), o monarca espanhol acusou o governo da Catalunha de "descumprir" a Constituição e promover uma "fratura" na sociedade catalã. Ignorando a violência policial contra os eleitores do plebiscito, o rei ainda chamou de "irresponsável a proposta separatista das autoridades da Catalunha.

Para o líder catalão, o discurso de Filipe 6° endossou "as políticas do governo de Mariano Rajoy, que têm sido catastróficas com relação à Catalunha". Para Puigdemont, o monarca "ignora deliberadamente milhões de catalães que não pensamos como eles" e que "foram vítimas de uma violência policial que gelou o coração de meio mundo". LEIA TUDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário